Dinheiro em conta e incógnita na Saúde
21/08/2019 23:31 - Atualizado em 26/08/2019 13:24
A Prefeitura de Campos informou que, na manhã desta quarta (21), foi debitado de sua conta o recurso destinado ao pagamento dos 50% referentes às gratificações e substituições de julho para os médicos do município e que a categoria já está recebendo os valores. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo. Ontem, o coordenador do setor de traumatologia e ortopedia do Hospital Ferreira Machado, Rodrigo Venâncio, entregou o cargo. Ele alegou falta de condições de trabalho e de materiais já licitados que não foram entregues, além de distanciamento com a secretaria de Saúde, em ofício destinado ao superintendente da unidade, Pedro Simão que, no início da noite, também teria entregado o cargo. A informação foi divulgada no blog “Coxinha de mortadela”, de Edmundo Siqueira. Questionada na noite de ontem, a Prefeitura informou apenas que estaria em reuniões para resolver assuntos referentes ao HFM e que movimentações internas não afetariam o atendimento. Hoje o Sime realiza, às 19h, nova assembleia para definir os rumos da greve.
O pagamento de 50% das gratificações foi anunciado na segunda (19), em carta aberta do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) aos médicos de Campos, em greve desde o dia 7 de agosto, mas acabou não sendo efetivado na terça (20), devido a um problema com a conta da Prefeitura, bloqueada por motivo judicial não esclarecido. O não pagamento provocou revolta na categoria.
Ontem, a Prefeitura disse que embora “tenha disponibilizado o valor na manhã de terça-feira, em função de um bloqueio judicial, não foi liberado pela instituição bancária aos servidores. A Prefeitura realizou o reprocessamento da folha para sanar a situação. O servidor que tiver alguma dúvida, favor entrar em contato com o RH da Fundação ou Secretaria Municipal de Saúde”.
O presidente Simec, José Roberto Crespo, informou que alguns médicos ainda tiveram dificuldades para receber. “Alguns colegas do Hospital Ferreira Machado chegaram a receber as gratificações, mas não receberam as substituições de forma correta. Vamos aguardar até o fim do dia, pois existem erros que podem ser reparados”, disse ao lembrar que nesta quinta-feira (22), às 19h, uma nova assembleia será realizada para avaliar propostas do governo e os rumos do movimento grevista.
Desligamentos - Segundo Edmundo Siqueira, ao ser procurado, Rodrigo Venâncio preferiu não se manifestar e disse que não iria polemizar a decisão, mas que pretende continuar na secretaria de saúde, como servidor.
Já o superintendente, Pedro Ernesto Simões, não atendeu às ligações.
Em nota, a Prefeitura disse que “a Fundação Municipal de Saúde informa que está realizando reuniões nesta quarta-feira (21) para tratar de questões internas do Hospital Ferreira Machado. Qualquer movimentação interna não afetará o atendimento à população, que está garantido”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS