Casos de sarampo no Grande Rio e Sul Fluminense
Camilla Silva 21/08/2019 14:42 - Atualizado em 26/08/2019 13:23
Vacina contra sarampo
Vacina contra sarampo / Agência Brasil
Quatro municípios do Rio de Janeiro tiveram casos de sarampo registrados nos últimos três meses. Além da capital do estado, Duque de Caxias, Paraty e São João de Meriti fazem parte da lista divulgada pelo ministério da Saúde, nessa terça-feira (20), que afirma que, em todo o país, foram realizados 1.680 diagnósticos em 11 estados da federação. O estado está em situação de alerta desde o início do mês por causa da doença, que, na região Sudeste, também está presente em São Paulo, município que concentra o maior número de casos, e Espírito Santo. Nova recomendação do órgão determina dose extra para bebês entre seis meses e um ano a partir desta quinta-feira (22).
— O ministério da Saúde está fazendo uma medida preventiva. Nós estamos preocupados com essa faixa etária, porque em surtos anteriores foram as crianças menores de 1 ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas — esclareceu o secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.
A faixa etária para tomar a vacina vai de um a 49 anos. Em Campos, segundo a secretaria de Saúde, até o momento foram aplicadas 8.075 doses de tríplice viral, que inclui a prevenção contra sarampo. Em 2018, foram aplicadas 28.254 doses. "As pessoas que ainda não se imunizaram, podem procurar a sala de vacinação mais próxima de sua casa para maiores informações sobre a aplicação da vacina", informou em nota.
Uma nova recomendação do Ministério da Saúde passará a valer a partir desta quinta-feira e todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. O município não comentou o assunto. 
Transmissão, prevenção e sintomas
O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS