Proteção Contra o Câncer
15/08/2019 08:16 - Atualizado em 15/08/2019 09:42
Pesquisadores da Faculdade de Medicina Edith Cowan (Austrália), publicaram este mês na Nature um estudo sobre fatores que geram proteção contra vários tipos de câncer.
O estudo avaliou mais de 53 000 indivíduos durante 23 anos.
Foram analisados vários fatores, que vão desde de alimentação a hábitos cotidianos como tabagismo, exercícios físicos e consumo de regular de álcool.
A conclusão a que se chegou foi que a ingestão regular de flavonóides é um fator determinante de prevenção de muitos tumores.
Os flavonóides são substâncias presentes nos vegetais e pertencem à família dos polifenóis.
Existem várias classes de flavonóides e todas parecem fornecer proteção. Ainda segundo o estudo, seria importante haver variação no tipo de flavonóide consumido, de forma que deveríamos evitar a chamada monotonia alimentar.
Por exemplo:
suco tinto de uva é rico em antocianidinas, que trazem proteção cardíaca. Já as isoflavonas são encontradas em leguminosas como a soja e grão de bico e são antioxidantes eficazes. Os flavonóis estão presentes no alho, cebola, chás, maçãs e apresentam importante papel anti inflamatório....e por aí vai.
Um dado muito interessante do estudo é que segundo Nicola Bondonno, pesquisador chefe, fumantes e etilistas crônicos (bebem regularmente), são muito beneficiados pelo consumo de flavonóides, uma vez que o risco de câncer mostrou-se muito reduzido nesse grupo de pessoas, que consumiam esses compostos protetores.
Uma alimentação variada, com cores vibrantes e o consumo de chás e refrescos de frutas no lugar de bebidas e alimentos industrializados parece ser a dica mais simples, ainda nos dias de hoje...  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]