Campos reduz em 33% número de homicídios no primeiro semestre
Virna Alencar 23/07/2019 18:35 - Atualizado em 29/07/2019 13:17
O município de Campos reduziu o quantitativo de homicídios dolosos em 33% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) nesta terça-feira (23). Segundo a estatística, Campos registrou 86 mortes entre janeiro e junho deste ano, enquanto no primeiro semestre de 2018 foram contabilizados 126 assassinatos. Com o intuito de manter as taxas criminais em redução e reforçar a segurança, a Prefeitura de Campos transformou a superintendência de Paz e Defesa Social em secretaria de Segurança Pública.
Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rodrigo Ibiapina, a redução de homicídios na área de Guarus é ainda maior. Ele aponta uma diminuição de 42,7%. Foram 55 mortes registradas na área da 146ª Delegacia de Polícia (DP), de Guarus, neste ano, enquanto de janeiro a junho de 2018 foram contabilizados 94 homicídios.
— Em Guarus, a gente vê uma geografia plana, com muitos conjuntos habitacionais onde foram alocadas pessoas de diversas origens e que acaba havendo atritos relacionados a tráfico de drogas. Temos feito esforços para mitigar esse tipo de ocorrência que mais impacta a população — disse o coronel.
Em Campos, o último caso de homicídio vitimou Maurício Júnior Barros Ferreira, de 17 anos, que foi assassinado a tiros na manhã de sexta-feira (12), em frente a um abatedouro na rua Ruth Ribeiro do Rosário, no Eldorado, em Guarus. A vítima, que completaria 18 anos no próximo dia 19, era moradora do bairro. Na cena do crime, a polícia recolheu 14 cápsulas de pistola calibre 9mm. Outras foram achadas sob o corpo da vítima. A polícia acredita que o autor do crime tenha dado um tiro nas costas do rapaz e efetuado os outros disparos na cabeça da vítima, quando estava caída.
A equipe de reportagem tentou contato com o delegado titular da 146ª Delegacia de Guarus, Pedro Emílio Braga, mas não obteve retorno.
Região – Ainda de acordo com dados do ISP, Macaé também reduziu o número de assassinatos. Este ano foram contabilizadas 43 mortes, já nos seis primeiros meses de 2018 foram registrados 77 homicídios. Em São Francisco de Itabapoana, o quantitativo de manteve o mesmo com nove mortos. Já São João da Barra aumentou de seis, em 2018, para oito assassinatos entre janeiro e junho de 2019.
Secretaria - Para reforço da segurança ao cidadão, a superintendência de Paz e Defesa Social agora é secretaria municipal de Segurança Pública. A transformação busca aumentar a abrangência e representatividade do órgão, que poderá pleitear recursos federais e estaduais para investimento na área no município. A mudança põe a segurança em destaque, sem aumentar despesas. A alteração foi publicada em Diário Oficial no dia 10 de julho. O assunto chegou a ser abordado na coluna Ponto Final, no jornal Folha da Manhã, no último dia 12.
— Com a transformação, poderemos conseguir verbas estaduais, federais e Termos de Cooperação Técnica. Poderemos também conseguir evoluir na Patrulha Maria da Penha, que é uma grande preocupação do prefeito devido à situação de vulnerabilidade das mulheres. Então, em breve, poderemos atender mais a população. A dificuldade financeira é enorme, mas com criatividade buscamos maneiras de alcançar os objetivos — disse o secretário de Segurança Pública, Darcileu Amaral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS