"A última noite de Boris Grushenko" no Cineclube Goitacá
23/07/2019 16:11 - Atualizado em 30/07/2019 13:27
Divulgação
O estudante e cinéfilo Lucas Guimarães Rodrigues Barbosa apresenta nesta sexta-feira (24), no Cineclube Goitacá, a comédia “A Última Noite de Boris Grushenko” (Love and Death, 1975), dirigida, roteirizada e estrelada pelo estadunidense Woody Allen. A sessão está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada gratuita.
— Eu estava querendo apresentar uma comédia mais leve, já que nunca tinha apresentado nada desse gênero antes. E, desde a minha primeira apresentação, estava querendo levar algo do Woody Allen — explicou o Lucas.
Com uma hora e 25 minutos de duração, “A Última Noite de Boris Grushenko” conta a história de um russo, interpretado por Woody Allen, que relembra detalhes de sua vida um dia antes de ser executado devido a um crime que não cometeu. Estas memórias devem marcar o tradicional debate realizado ao final de cada sessão do Cineclube.
— As lembranças giram em torno dos temas de amor e o medo que o personagem tem da morte. Porém, estes são retratados de forma cômica. Então, acredito que o debate vá girar em torno de como foi a vida do personagem, mas com um bom humor — disse o apresentador.
Admirador do trabalho de Woody Allen, que conta em seu currículo com quatro estatuetas do Oscar por três produções distintas, Lucas tem “A Última Noite de Boris Grushenko” como uma de suas obras favoritas do cineasta, ao lado de “Noiva Nervosa” (Anniel Hall, 1977), Manhattan (1979), Ponto Final — Match Point (2005) e outras. “Eu acredito que os principais méritos desse filme do Woody Allen e de outros da mesma época são o roteiro afiado e o estilo de humor nonsense”, comentou.
Além de Woody Allen como Boris Grushenko, o longa-metragem também tem como destaque a atriz Diane Keaton interpretando Sonja, apresentada na trama como a prima de Boris por quem ele é apaixonado. De acordo com Lucas, a personagem acaba sendo fundamental para o desenvolvimento da história, exercendo assim um co-protagonismo. O elenco conta ainda com nomes como Georges Adet. Harry Hankin, Jessica Harper e Harold Gould.
— Gosto muito da atuação da Diane Keaton. O Woody Allen interpreta o mesmo tipo de personagem que ele interpreta em todos os filmes. Então, acaba funcionando, apesar de ele ser um ator limitado — opinou Lucas. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS