Após 26 anos, Goyta e Cano empatam novamente na elite do Estadual
27/12/2018 16:23 - Atualizado em 03/01/2019 14:28
  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

O clássico dessa quinta-feira (27) entre Goytacaz e Americano não foi diferente do previsto. Um jogo tenso, nervoso, repleto de faltas e três expulsões com uma falha bisonha do goleiro Paulo Henrique, que determinou o empate, em 1 a 1, no Aryzão, e levou o Alvianil a uma situação mais complicada na seletiva do Campeonato Estadual da Série A. Com apenas um ponto ganho, o Alvianil necessita vencer o próximo jogo, contra o Macaé, e torcer por tropeços dos rivais. O Americano soma quatro pontos ganhos e dorme na liderança provisória (com um jogo a mais) até o final da segunda rodada neste fim de semana.
Por ter perdido na estreia, o Goytacaz correu desde o inicio atrás da vitória, que seria de fundamental importância para manter o time na briga pelas duas vagas à fase seguinte do Estadual.
E foi o que fez o técnico Athirson, ao adiantar a marcação da equipe logo nos primeiros minutos, pressionando o adversário em seu campo. Com mais intensidade e volume de jogo, o time colheu o resultado pelo esforço aos 24 minutos, quando Ernâni escorou na cabeça um cruzamento de Erick Daltro, fazendo o primeiro gol.
Mesmo com a vantagem, o Goytacaz continuou a pressionar o rival, que se defendia. Aos 27 minutos, a situação do Americano ficou mais complicada com a expulsão de Ademilton, que atingiu Tenente em falta dura.
Com um a menos, o técnico Josué Teixeira deslocou Junior Santos para a zaga, recuando mais Vandinho. E o Goytacaz continuava a pressão. Aos 30, Michel deixou Edinho na cara do gol, o goleiro Luiz Henrique teve que defender com o pé e rechaçar. Logo depois, Edinho tocou para Michel que mandou para a rede, mas a arbitragem anotou impedimento.
A máxima do futebol, segundo a qual quem não faz leva, castigou o Goytacaz. Aos 44 minutos, Léo Rosa driblou Michel e chutou a meia altura. Paulo Henrique tentou a defesa, mas “bateu roupa”, rebatendo a bola para dentro da área, onde estava Romário que empurrou de cabeça para as redes, empatando a partida.
  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

  • Goytaca-Cano no Aryzão

    Goytaca-Cano no Aryzão

Expulsões custaram caro ao Azul no fim
No segundo tempo, os dois times se mantiveram em busca do gol, num jogo franco e aberto. Josué Teixeira entrou com Espinho na zaga, e Junior Santos retornou à sua posição de origem.
Com Galhardo jogando excelente partida, municiando bem os laterais, o Goytacaz insistia nos cruzamentos, enquanto o Americano centralizava o jogo com Flamel, mas este muito bem marcado por João Vítor e os zagueiros do Azul.
Aos 6 minutos, o zagueiro Cleiton foi também expulso após falta em Flamel, na entrada da área. Aos 10, o técnico Athirson parte para o tudo ou nada, colocando um atacante e tirando um volante. Ian entrava em lugar de Ernâni. A igualdade numérica animou o Americano.
A torcida do Goytacaz olhou para o banco de reservas e gritou em coro a presença de Luquinha em campo. A galera pediu, e o talismã entrou em campo em lugar de Michel, mas não conseguiu nem de longe produzir uma jogada que lembrasse a que levou a torcida alvianil ao êxtase da vitória histórica sobre o rival em Nova Friburgo no ano passado.
Até que, aos 26 minutos, as circunstâncias do jogo se tornaram dramáticas para o time casa, com a expulsão de Adalberto, que fez falta em Romário. O zagueiro já havia recebido o cartão amarelo.
Com dois zagueiros expulsos, Athirson teve que fazer a recomposição da defesa, com Diego Macedo e recuando também João Victor para a zaga.
Nos 15 minutos finais, coube ao Goytacaz, inferiorizado numericamente, se defender heroicamente para evitar o segundo gol, mas o time ainda teve reservas para se desdobrar em busca do segundo tento, ainda que sem êxito.
Nesta sexta (28), jogam América x Resende, às 19h; sábado (29), Macaé x Nova Iguaçu, às 16h. Na próxima rodada, o Goytacaz viaja para enfrentar o Resende, no próximo dia 06. Já o Americano vai receber o Nova Iguaçu, no Ferreirão no mesmo dia.
Gabriel Galhardo critica atuação do árbitro
No Goytacaz, os jogadores buscaram poupar o goleiro Paulo Henrique pela falha no gol de empate do Americano. O volante Gabriel Galhardo entende que o time foi bem e merecia outro resultado, mas considera que a expulsão de dois zagueiros foi fatal para o alvianil na segunda etapa. Apontado como melhor em campo no jogo dessa quinta, Galhardo também criticou a arbitragem e afirmou que mais importante que sua atuação individual seria a vitória.
— Fico feliz com a escolha de melhor em campo, mas sinceramente trocaria tudo isso por uma vitória do Goytacaz hoje (quinta) porque precisávamos muito desse resultado. Agora é esperar o que vai acontecer nos outros jogos desta rodada e buscar o resultado no próxima partida — afirmou.
Sobre a arbitragem, Galhardo afirma que o primeiro cartão do zagueiro Adalberto foi desnecessário.
— O Bruno é um excelente árbitro, mas acho que ele errou no primeiro cartão do Adalberto, que tentou sair do lance, o jogador do Americano bate com a cabeça nele e caiu no chão. Ele aplica o cartão no zagueiro do Goytacaz. Se ele não tivesse sido advertido com aquele cartão, não teria sido expulso e o jogo seria outro. Mas o jogo é decidido em detalhe e não fomos felizes mais uma vez— concluiu.
Josué Teixeira: “O empate até que foi bom”
O técnico Josué Teixeira considerou o empate justo e o jogo como equilibrado. O comandante alvinegro pondera que, se o Americano tivesse outro resultado na estreia, o resultado dessa quinta seria ruim.
— O resultado foi bom para nós. Estamos na liderança, apesar de termos um jogo a mais do que os adversários que vão jogar nesta segunda rodada. Se não tivéssemos vencido na estreia, o empate de hoje (ontem) seria um resultado ruim. Como ganhamos, estamos com certa folga. Vamos agora aguardar os resultados dos dois jogos que restam — comentou o treinador.
Josué considera que foi um jogo permeado de polêmica, tensão e reclamações, “tudo que deve cercar um grande clássico”.
— Um jogo equilibrado no inicio, quando tivemos a expulsão do Admilton que considerei justa. Levamos o gol, tive que fazer a recomposição com três jogadores à frente da linha de quatro, não mexi na estrutura do time buscando manter o Romário lá na frente e tivemos resultado quando ele marcou o gol de empate. Depois ficamos com a vantagem de ter um jogador deles expulso, mas erramos muito nas conclusões quando poderíamos obter a vitória inclusive em lances de bola parada — disse o treinador
 
 
Fotos: Rodrigo Silveira
Vejas os principais lances:
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS