Consultório de nutrição começa a funcionar na Uenf
Verônica Nascimento 24/07/2018 14:31 - Atualizado em 24/07/2018 14:36
O Consultório de Nutrição, projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf) começou a funcionar nesta terça-feira (24), às 9h, com objetivo de prestar orientação nutricional a servidores, funcionários terceirizados, alunos, grupos que atuam na instituição e moradores das comunidades próximas e, ainda, para embasar futuras pesquisas e estimular o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos voltados para a prevenção de distúrbios alimentares. A informação foi passada pela nutricionista Giane Chaves Kristosh, que fará o atendimento todas as terças e quartas-feiras na Uenf.
Atendimento será feito as terças e quarta-feiras
Atendimento será feito as terças e quarta-feiras / Antônio Leudo
Já no dia de estreia, na primeira hora de funcionamento do consultório, alunos e funcionários buscaram atendimento. “Por falta de conhecimento, tenho dificuldade de associar alimentos para uma alimentação adequada e queria buscar uma educação alimentar, para melhorar minha qualidade de vida. Agora, com essa facilidade, vim logo para uma consulta. Na verdade, a nutrição veio até a mim”, brincou a funcionária pela prefeitura da Uenf, Eloene Alexandrino Bernardo.
A nutricionista destacou a importância do projeto de um ano, que pode ser estendido. “É importante porque se trata de uma universidade com um público diversificado, que precisa de orientação nutricional. É uma universidade que tem um restaurante, com almoço e jantar, o que possibilita que essas orientações sejam colocadas em prática pelos funcionários e alunos, além de desenvolver, com o projeto, atividades para educação nutricional desse público. Também temos grupos de agricultura familiar, de economia solidária, da terceira idade, que atuam na Uenf e que, através da associação de palestras, oficinas e atendimento, podem aprender a se alimentar de forma saudável”, explicou a especialista.
Sobre o atendimento à comunidade, Giane falou da importância do projeto focando na prevenção de patologias, doenças provocadas por problemas alimentares e nutricionais. “Pode ocorrer, por exemplo, em uma mesma família, uma criança magra, mas com a gordura acumulada no abdômen, e uma outra gordinha, as duas com diferentes graus de obesidade e risco de desenvolver alguma patologia. Até no planejamento familiar, no planejamento de uma gravidez, a alimentação é importante. O que se come na gravidez já é sentido pelas papilas gustativas do bebê, que, no útero, sente o paladar. Assim, a alimentação vai definir o hábito alimentar daquela criança. O projeto não é para quem está acima ou abaixo do peso, não só para obesidade ou desnutrição; o projeto é de educação alimentar para a prevenção de doenças e uma vida com mais qualidade”.
  • Atendimento será feito as terças e quarta-feiras

    Atendimento será feito as terças e quarta-feiras

  • Atendimento será feito as terças e quarta-feiras

    Atendimento será feito as terças e quarta-feiras

Quem também buscou tais orientações foram os universitários Anderson Ribeiro, Luana Mota e Kíssila Soares. “Me alimento mal e me preocupo com problemas de saúde. Como uma consulta com nutricionista é cara, vim procurar uma ajuda, já que com o consultório de nutrição essa consulta agora está acessível”, contou Kíssila, que faz licenciatura em Biologia. “No dia a dia, não consigo manter uma alimentação equilibrada. Agora teremos uma espécie de guia para uma alimentação nutritiva”, acrescentou Luana, que faz mestrado em Produção Vegetal e Anderson, colega de turma de Kíssila, complementou: “Nosso dia é corrido na universidade. Chego de manhã, tomo o café, depois fico sem nada até a horado almoço e do mesmo jeito até o jantar. Quero incluir algo saudável em minha alimentação”.
Atendimento - O consultório de nutrição funciona no prédio da prefeitura da universidade e as consultas podem ser marcadas pelo telefone (22) 2739-7200 ou diretamente no local. O atendimento nutricional consta de avaliação de massa magra e gordura corporal e pesquisa para saber o consumo alimentar e outros dados importantes para que a nutricionista prescreva uma dieta que a pessoa consiga seguir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS