Dificuldade para tirar Carteira de Trabalho
Jane Ribeiro 19/07/2018 20:38 - Atualizado em 23/07/2018 14:50
Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho / Divulgação
Escassez de vagas e dificuldades com o sistema são algumas dificuldades para quem precisa agendar a emissão da carteira de trabalho em Campos. A marcação do serviço pode ser feito gratuitamente através do site do Ministério do Trabalho (saaweb.mte.gov.br), pela Central de Atendimento alôtrabalho, no número 158. A Superintendência de Trabalho e Renda, que também emitia a carteira, teve o serviço suspenso na última segunda-feira. Pelo posto do TEM, são apenas 30 atendimentos por dia e as vagas são abertas no sistema às 06h da manhã, com data de atendimento para uma semana. Muita gente, principalmente os jovens, desconhece o horário de abertura das vagas e com isso vem atrapalhando a inserção no mercado de trabalho.
Esse é o caso do estudante de direito Lucas Pereira, 18 anos, que vem tentando o agendamento há mais de dois meses e não consegue. Ele teve uma proposta de trabalho e perdeu porque não tinha a carteira em mãos.
— Pela internet nunca tem vaga disponível. A informação é de agendamento para daqui a uma semana e quando chega o dia estipulado, não tem mais vaga. Pelo telefone está sempre ocupado ou os atendentes informam que não há vagas disponíveis e pedem que se retorne o contato em outro horário. Por tudo isso acabei perdendo uma chance de trabalho — informou ele.
Segundo informações dos agentes administrativos do Posto do MTE em Campos, a demanda tem sido muito grande e muitas pessoas não sabem do sistema de agendamento.
— Estamos atendendo todas as pessoas que conseguem fazer o agendamento. Uma base de 30 por dia, mas sabemos que a procura tem sido muito grande. A recomendação que estamos dando é para que façam o agendamento logo que abrir, ou seja, 6h da manhã, quando liberam mais vagas. E esse agendamento é feito para daqui a uma semana. A pessoa já sai com a carteira de trabalho em mãos — informou Gustavo Rangel, agente administrativo.
SMTR — Segundo a Superintendência Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), o serviço de emissão da primeira via e também da segunda da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi suspensa na última segunda-feira. A decisão foi a pedido do próprio MTE, devido à falta do documento que é enviado de Brasília. A última remessa foi recebida no início da semana e são mais de 100 carteiras, de protocolos gerados há mais de 15 dias, prontas para serem entregues na sede da superintendência. A SMTR aguarda a regularização para restabelecer o serviço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS