A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai inaugurar, no próximo dia 21 de março, às 11 horas, o novo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), em Campos. O SPA, local destinado aos estágios obrigatórios do curso de Psicologia da UFF, vai atender à comunidade nas atividades de psicoterapia infantil, psicopedagogia clínica e avaliação psicológica.
Divulgação
O espaço do SPA, que foi reformado e fica localizado no Centro de Campos, conta com sete consultórios para o atendimento individual/casal, um para grupo/família, dois para atendimento infantil e duas salas para avaliação psicológica e cadastro. Além disso, há salas para arquivo, prontuários, secretaria e coordenação.
De acordo com a professora Andréia Soutto Mayor, coordenadora do SPA, há uma demanda crescente dos moradores da região pelo Serviço de Psicologia Aplicada da UFF. Diante desse cenário, o Serviço foi ampliado e prevê atender cerca de 400 pessoas por semana de forma ainda mais séria e ética. A professora destaca também “a importância das obras e expansão do SPA, ressaltando que isto reflete a preocupação e atenção da reitoria para as necessidades dos Campi fora de sede, seus alunos, docentes e técnicos bem como para a população em geral”.
Segundo o reitor da UFF, professor Sidney Mello, “o novo Serviço de Psicologia Aplicada vai beneficiar a população de Campos, uma comunidade carente de um atendimento psicológico qualificado, como o da universidade”. “É nossa missão abrir as portas da UFF para os que precisam e a inauguração do novo SPA vai trazer ainda mais benefícios para todos”, enfatizou o reitor.
Para o vice-reitor, professor Antonio Claudio da Nóbrega, “o papel da universidade vai além das salas de aula. A universidade tem que ser inclusiva e nós juntos, docentes, alunos e técnico-administrativos, podemos e devemos contribuir para a melhoria de vida da população”. “Ganhamos todos, o professor que terá ainda mais oportunidade de desenvolver conhecimento e de conferir impacto positivo direto para a comunidade, o aluno que terá um ambiente de prática para o aprendizado ativo com relevância social, o técnico-administrativo que fortalece seu papel como um ator da vida universitária integral e a comunidade que terá um atendimento de excelência”, afirmou Antonio Claudio da Nóbrega. (A.N.)