Médico faz palestra sobre aprendizagem
Jhonattan Reis 16/03/2018 18:53 - Atualizado em 20/03/2018 14:35
Transtornos e distúrbios de aprendizagem. Esses temas serão tratados neste sábado (17) na primeira jornada do BrilhanteMente, que acontece das 8h às 17h na Faculdade de Medicina de Campos, no Centro da cidade. O evento, promovido pela BrilhanteMente Orientação Escolar Especializada, traz a Campos o médico Clay Brites, especialista no assunto. O investimento para participar do acontecimento é de R$ 190.
A advogada Keila Chicralla, proprietária do BrilhanteMente e organizadora da jornada deste sábado, ressaltou a importância do evento e da vinda de Clay Brites a Campos.
— Os problemas de aprendizagem estão cada vez mais sérios. De cada 50 nascimentos, uma criança é autista. De cada 20, uma tem déficit de atenção. E são dados da Organização Mundial da Saúde. Então, é muito importante abordar o tema, porque o professor tem que estar bem preparado para trabalhar com crianças que têm dificuldades nesse sentido. Tem gente que acha que elas não seriam integradas à sociedade, o que não é verdade — disse ela, acrescentando:
Médico Clay Brites
Médico Clay Brites / Divulgação
— E Clay Brites, que é de Londrina, no Paraná, é doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele, que tem um canal no YouTube chamado “Neurosaber”, é um professor e pesquisador que está sempre em estudos sobre o assunto que vamos trabalhar. No Brasil não temos outra pessoa do mesmo gabarito que Brites para abordar este tema.
O evento terá oito horas de duração. O início está marcado para as 8h, com credenciamento até as 9h. Ainda pela manhã, haverá coffee break. De 12h às 13h, terá intervalo livre. À tarde, haverá outro coffee break e, depois, o encontro segue até o encerramento, às 17h.
Keila Chicralla explicou que a BrilhanteMente, que tem sede localizada na avenida Alberto Torres, 182, no Centro, é um núcleo de reforço escolar voltado para crianças com distúrbios e dificuldades de aprendizagem que está completando, este mês, um ano de existência. O evento deste sábado é realizado para celebrar esse primeiro aniversário.
A ideia do núcleo, porém, já tem mais de 10 anos, lembra Chicralla. Ela conta que sua filha, que hoje está com 14 anos, tem Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), um transtorno infantil caracterizado por comportamento desafiador e desobediente a figuras de autoridade.
— Logo quando ela era bebê, percebi que havia algo diferente no comportamento dela. Pouco tempo depois, soubemos que ela tem esse transtorno e, ainda, déficit de atenção. Quando isso aconteceu, rodei o Brasil em busca de tratamento e de instituições que trabalhassem o ensino de crianças com problemas de aprendizado, porque era complicado você inserir uma criança com esse tipo de dificuldade numa escola — relatou.
Como não encontrava uma franquia que a satisfizesse, Chicralla teve a ideia de criar o BrilhanteMente.
— Desde então, comecei a pesquisar sobre o assunto e passei vários anos estudando e participando de diversos congressos. Só no ano passado, estive presente em mais de 20 congressos sobre o assunto. E isso porque percebi que tanto minha filha quanto outras crianças com dificuldades semelhantes precisavam aprender num ambiente adequado para elas, levando em consideração as dificuldades e as facilidades de cada um — explicou.
Palestrante — Clay Brites é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998), possui residência médica em Pediatria com especialização em Neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo (1999-2003), tem título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além de ser doutorando em Ciências Médicas pela Unicamp. Entre outras funções, Brites é integrante e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Distúrbios, Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno de Atenção (Disapre-Unicamp), professor de Neurologia da Aprendizagem da Unicamp, speaker do projeto Neurosaber e do Serviço Integrado de Apoio Humano Neuropsicopedagógico (Sinah-Neurocen) e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS