Expectativa para mil vagas da PF e PRF
17/03/2018 14:18 - Atualizado em 19/03/2018 14:53
Folha da Manhã
Ao assumir o ministério da Segurança Pública no último dia 28 de fevereiro, Raul Jungmann anunciou a realização de concursos para a contratação de 500 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros 500 para a Polícia Federal (PF). Desde então começaram as movimentações para a organização e realização dos certames.
A seleção para a PF, por exemplo, já tem a distribuição das 500 vagas, autorizadas pelo Ministério do Planejamento. Serão 220 vagas de agente, 140 de delegados, 50 de peritos, 60 de escrivães e 30 de papiloscopistas. A informação é do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens. No entanto, a PF tem informado que só se manifestará sobre o concurso quando sair a portaria autorizativa do concurso. Segundo o ministério do Planejamento, serão duas publicações, cada uma com 250 vagas. A previsão é que sejam elaborados dois editais.
Já o concurso PRF tem sido discutido em reuniões entre o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, e o ministro Raul Jungmann, que garante a publicação da portaria autorizando a seleção em breve.
O ministério do Planejamento confirmou a autorização do concurso, que será dividida por semestres, havendo o aval de 250 vagas neste e 250 no próximo. Com isso, serão divulgados dois editais.
Os critérios para a divisão dessas vagas por documento ainda não foram informados.
Poderão concorrer, inicialmente, graduados em qualquer área, com carteira de habilitação na categoria B ou superior. A remuneração em início da carreira é de R$9.931,57. Esse valor passará para R$10.357,88 no ano que vem. Isso sem considerar o teto salarial de R $5 mil, em estudo no governo federal. (A.N.) (R.M.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS