Rios seguem baixando e monitoramento continua
Ana Laura Ribeiro 15/03/2018 13:56 - Atualizado em 16/03/2018 15:15
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraíba do Sul / Supcom
Os municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro tentam normalizar a rotina depois das fortes chuvas no início deste mês de março. Campos, cidade que registrou muitas áreas alagadas, transbordo de rios e desalojamento de famílias, ainda segue sendo monitorada pela Defesa Civil, e promovendo ações de apoio a população prejudicada. Na manhã desta quinta-feira (15), o nível do rio Ururaí apresentou o nível de 4,16 metros, menos dois centímetros da medição realizada nessa quarta. Já o rio Paraíba do Sul registrou uma queda de 10 centímetros, com 7,54 metros.
A coordenadoria municipal de Defesa Civil informou que continua acompanhando diariamente a situação dos moradores de Ururaí, que tiveram suas casas afetadas pelo transbordo do rio que corta a região, após as chuvas. Prossegue, também, os trabalhos no Parque Santa Rosa, numa ação conjunta do Grupo de Emergência em Alagamento para sucção das águas acumuladas em algumas ruas do bairro, além de ações no Novo Jóquei, realizando drenagem das águas e instalação de tubo para auxílio do escoamento das águas.
Manutenções em outros pontos da cidade também acontecem através da secretaria de Infraestrutura de Mobilidade Urbana, que, desde o início da semana, está com equipe, maquinário e caminhões na região do Imbé, onde estão sendo removidas barreiras nas estradas que ligam as localidades no entorno. Os trabalhos prosseguem em Morro do Coco realizando ações na área mais prejudicada pela enxurrada que atingiu o distrito.
Em parceria com a concessionária Águas do Paraíba, obras para recuperação do piso asfáltico e operações tapa-buracos estão sendo realizadas nos bairros do Parque Rodoviário, avenidas José Alves de Azevedo, Pelinca, na rua Coronel Ponciano de Azevedo Furtado, no Parque Santo Amaro, entre outros pontos.
Foz - Em São Francisco de Itabapoana, os dias de trégua da chuva ajudam na seca dos locais inundados. De acordo com Joelson Oliveira, coordenador regional da Defesa Civil, apesar de ter tido os rios Paraíba e Guaxindiba ultrapassando a cota, o município não recebeu mais nenhum chamado e os níveis já se regularizaram.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, “as principais movimentações e observações da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) estão diretamente relacionadas com uma visão macro das possibilidades de antecipações e intervenções devido às precipitações nas previsões dos institutos de monitoramento.
Sendo assim, ao Sul, com a forte elevação do rio Paraíba do Sul, que recebe águas dos rios Pomba e Muriaé, foram atingiram, nas últimas 72h, as localidades de Cacimbas, Campo Novo e Gargaú, chegando à marca de 9,40 metros, no entanto, a partir das 12h seguintes, vem apresentando uma queda em torno de 40% e a situação se normalizando, apesar das precauções e processos de engenharia nas aberturas dos canais, valas e limpeza de galerias, onde na máxima acumulou um volume alto inundando partes baixas e quintais, sem entretanto causar qualquer risco aos moradores.
Em Santa Clara continuamos a bombear a água contida no interior de ruas e avenidas para alcance no mar e já é possível observar melhoras em alguns pontos, considerando uma baixa e estabilidade nos últimos três dias sem precipitações”.
Noroeste - Em Pádua e Bom Jesus do Itabapoana a situação não é diferente, as cidades que emitiram comunicado de alerta na semana passada, não apresentam mais quadro alagamentos e inundações. Ainda de acordo com a Defesa Civil regional, os níveis dos rios estão baixando diariamente.
A chuva pode aparecer durante a próxima semana, mas sem grandes proporções.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS