Fim das férias escolares nesta segunda-feira
03/02/2018 17:04 - Atualizado em 05/02/2018 13:42
O ano letivo na rede estadual e em alguns municípios da região, como Macaé e Quissamã, será iniciado amanhã. Em Campos, as aulas já foram iniciadas desde o dia 1º de fevereiro. Para as unidade da rede estadual, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação, cerca de 460 mil alunos renovaram as matrículas para o ano letivo de 2018.
O período de matrículas para a rede estadual foi dividido em duas etapas. Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, a rede estadual recebeu cerca de 227 mil inscrições na 1ª fase. Já na 2ª etapa, foram 98.443 novos alunos cadastrados. Em Campos, o Liceu de Humanidades é a unidade de ensino da rede estadual mais tradicional.
Antônio Leudo
Em Macaé, cerca de 40 mil alunos devem retornar às aulas amanhã nas escolas municipais. O ano letivo será marcado pelo acolhimento especial dos estudantes. O início das atividades no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e no Pré-Vestibular Social serão após o Carnaval, em data que ainda será divulgada.
A volta às aulas nas escolas municipais Professora Norma Shirley da Silva Fernandes (Lagomar), Zélia de Souza Aguiar (Malvinas), Professora Leticia Peçanha de Aguiar (Centro) e Professora Eda Moreira Daflon (Centro) será no dia 19 de fevereiro, ao invés de amanhã. A medida tem como objetivo melhor adequar o funcionamento das unidades. Mesmo com a prorrogação, o cumprimento do calendário letivo será assegurado.
A Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar está passando por reforma e manutenção para receber os 490 estudantes das turmas de primeiro ao quinto ano. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes foi inaugurada no último dia 29. Já a Escola Municipal de Educação Infantil Zélia de Souza Aguiar foi inaugurada dia 19 de dezembro. A Escola Professora Eda Moreira Daflon abriga alunos do primeiro ao quinto ano e vai funcionar junto com as instalações do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.
Já em Quissamã, as aulas começam terça-feira nas creches, nas escolas do ensino infantil e fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e focarão, nestes primeiros dias, em temas como educação para o trânsito, violência e drogas, temas que afligem às famílias do município. E, encerrando a primeira semana, alunos de escolas da área central vão compor o “Bloquinho da Educação”, na sexta-feira.
Após o recesso do Carnaval, as aulas retornam no dia 19, com as atividades normais e, a partir de então, os alunos começarão a receber o kit escolar, que inclui mochila e material didático, como cadernos, lápis, canetas, lápis de cor e canetas, entre outros. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS