Mutirão contra a dengue em Campos
02/02/2018 22:41 - Atualizado em 05/02/2018 13:48
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram, nesta sexta-feira, de novo mutirão contra a dengue. Ao todo, cerca de 230 pessoas participaram da ação nos bairros Jardim Maria Queiroz, Presidente Juscelino, Leopoldina, São Caetano e Santo Amaro. Durante o mutirão, houve atuação do carro fumacê.
Ao todo, foram visitadas 3,6 mil residências das 8491 cadastradas.
— Nossas equipes localizaram 69 focos nas casas e quintais e trataram 79 terrenos baldios. Recolheram 208 sacos com lixo e foram colocadas 10 telas de proteção em caixas d’água descobertas — concluiu o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
O próximo mutirão será na quarta-feira (07), nos Corrientes, Nova Brasília, Esplanada, São Salvador e Pecuária.
Como sempre, os agentes orientaram os moradores sobre medidas para evitar a proliferação do mosquito, como evitar o acúmulo de água em recipientes nos quintais, colocar telas nas janelas, areia nos vasos de plantas e desinfetantes nos ralos.
Com base no último LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti), a ação utilizou dados do mapeamento que apontou as áreas de maior infestação, que foram priorizadas nas ações das últimas sextas-feiras. Um novo levantamento, que será realizado em março, vai orientar os mutirões em bairros de outras áreas.
— Até uma tampinha de garrafa Pet com água pode se tornar um criadouro. E é bom se lembrar daquela orientação de separar 10 minutos por semana para procurar e eliminar possíveis focos. E além da dengue, há o risco ainda da zika e da chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito — alerta Marcelo Sales. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS