Saldo positivo nas doações
Jéssica Felipe 02/02/2018 22:26 - Atualizado em 05/02/2018 13:46
A praia de Farol de São Thomé, em Campos, recebeu nesta sexta-feira (02), a 3ª Campanha Voluntária de Doação de Sangue realizada pelo vereador Abu (PPS). Sob o slogan “Ajudar tá no sangue!”, a ação foi realizada em parceria do Hemocentro Regional de Campos. A unidade móvel ficou disponível na avenida Garoupas, em frente ao stand das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, de 9h as 16h, e recebeu cerca de 65 voluntários, um saldo considerado bastante positivo, pelo administrador do Hemocentro, Adriano Costa.
O vereador Abu realizou outras duas campanhas de doação de sangue no município em 2017; em fevereiro, na Câmara Municipal e em agosto na praça do Santíssimo Salvador. Esta última edição, que foi pensada especialmente para o verão, período em que as doações tendem a cair, apresentou um resultado surpreendente, de acordo com a administração do Hemocentro.
— Dos 65 doadores, em média 45 bolsas estiveram aptas. Isso é muito positivo, porque a pessoa para doar no ônibus é mais difícil. Às vezes, a gente fica lá no ônibus o dia todo e são entre 30 e 35 bolsas por dia. Hoje, até que foi melhor lá, chegou até 50. Mas, mesmo assim na campanha foi melhor. Ainda mais sendo na praia. Foi muito bom — avaliou Adriano Costa.
A unidade do Hemocentro, que fica localizada no Hospital Ferreira Machado (HFM), continua com baixa no estoque de sangue, necessitando prioritariamente do fator Rh negativo. Os atendimentos são feitos todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Para doar, basta se dirigir até o local portando um documento de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg e estar bem de saúde. Para jovens com 16 e 17 anos as doações só podem ser feitas com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS