Chuva eleva volume dos rios da região
Jéssica Felipe 02/02/2018 23:13 - Atualizado em 05/02/2018 13:48
O rio Paraíba do Sul voltou a subir em Campos. Nesta sexta-feira, o nível era de 6,6 m, quase 1,2 m acima da medição do dia anterior. Apesar do aumento, a situação hídrica da região ainda não é das melhores, a cota de transbordo do principal rio do município é de 10,4 m. Já o rio Ururaí, que escoa a água da região do Imbé para a Lagoa Feia, apresentou até o dia 24 de janeiro, o número de 2,48 m, sua cota máxima é de 3,8 m. Apesar disso, a Defesa Civil garante que o estado ainda não é de emergência para os moradores. Sobre a previsão de chuva, o departamento informou que a estimativa é de 5 mm para este sábado.
Com a elevação desta sexta, Luiz Fernando, 62 anos, que é pescador no Paraíba, teve que ficar atento para não perder o barco. Para ele, o aumento no nível do rio é algo sempre muito esperado pelos pescadores.
— Estamos no defeso da Piracema, mas, sempre temos que vir dá uma olhadinha no barco, se não o rio enche e leva. O pescador estava desanimado. Agora com essa ‘aguinha’ vai ser melhor sim —, disse.
Wenderson Melila, 34 anos, que também pesca para complementar a renda, relembrou de casos passados. “Há mais ou menos oito anos o rio alcançava a escada do píer onde ficam os pescadores”, disse observando que as cheias já não são constantes.
Major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil de Campos, explica que o rio Paraíba é monitorado diariamente e o atual volume é considerado satisfatório. “Ele estava muito baixo, então esse ainda é um nível bom, fora de qualquer risco, porque a taxa de transbordo é alta”, disse, informando, ainda, que a previsão mais alta é para a semana que vem, que poderá chegar a um alcance de 32 mm.
Em São João da Barra, o coordenador da Defesa Civil local, Adriano Assis, também ressaltou que o trabalho na foz segue normalmente. O rio Paraíba que deságua em Atafona está apresentando um nível de 5,8 m, com taxa de transbordo de 8 m. “Para os próximos dias as chuvas serão fracas, com pequenas intensidades. Não existe risco”, coloca Adriano. Sobre o pontal, o coordenador acrescenta que a maré está cheia e permanecerá assim pelos próximos três dias. Só depois voltará a baixar no seu fluxo normal. “Não há risco de ressaca”.
Previsão - Em Grussaí, a estimativa para este sábado é de dia nublado, sujeito à chuva fraca. Já neste domingo, o dia será chuvoso.
Em Lagoa de Cima, o dia será de tempo ruim e se estenderá até a próxima semana.
Farol de São Thomé apresenta uma previsão similar a de Grussaí, com chuva fraca neste sábado e aumento de volume no domingo.
Para São João da Barra, a equipe da Defesa Civil afirmou que o tempo terá uma virada na próxima semana.
Para os frequentadores dessas regiões a expectativa é que o sol não deixe de aparecer neste sábado. “Eu adoro praia, torço para o final de semana chegar. Neste sábado e domingo eu espero curtir o pontal de Atafona e a Praia de Grussaí. Tem que ter o solzinho”, disse a sanjoanense Maria Helena Vicente.
Paulo Victor Siqueira é campista, mas tem familiares na Lagoa de Cima, onde foi criado. Para ele, o local é o “point do verão” e o sol não pode faltar. “Com chuva não dá. Mas se tiver, a gente vai assim mesmo. Lagoa de Cima é uma delícia, com água quentinha até na chuva”, considerou o jovem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS