Dia D contra febre amarela no Estado
26/01/2018 20:14 - Atualizado em 27/01/2018 19:04
 Mais de 250 mil doses já foram aplicadas em Campos
Mais de 250 mil doses já foram aplicadas em Campos / Supcom
Os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro participarão neste sábado do Dia D contra a febre amarela, lançado como forma de enfrentamento à doença cujos números casos vêm aumentando drasticamente desde o início do ano. Segundo o último informe epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira, agora são 26 casos confirmados. A última notificação foi em Sumidouro, que agora contabiliza dois casos. O maior número de registros é em Valença com 13 casos e quatro mortes; Teresópolis contabiliza dois casos e dois óbitos. Nova Friburgo e Miguel Pereira têm um caso e um óbito cada um. Duas Barras contabiliza dois casos e os municípios de Petrópolis, Vassouras e Rio das Flores têm um caso da um.
Em Campos, o Dia D da vacinação acontece das 09h às 15h, com 12 polos de atendimento. A diretora de Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andréya Moreira, ressalta que a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados. Desde 2017, em Campos, mais de 260 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.
Em Macaé, a vacinação acontecerá das 08h às 16h em 12 postos. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-Cin, também garante que a vacinação será feita com dose padrão, sem fracionamento. Para receber a vacina contra a febre amarela é necessária apresentação do comprovante de residência.
Em Quissamã, que já imunizou 90% da população, serão seis locais para atender à demanda. As vacinas serão ofertadas no Centro de Especialidades, das 8h às 15h; e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Morro Alto, Alto Grande, Santa Catarina, Barra do Furado e Machadinha, das 8h às 13h. No município, todos recebem a dose integral.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) também participa da campanha. O atendimento será na 4ª Policlínica Militar, em Campos; no21º GBM de Itaperuna; no Destacamento de Saquarema (DBM 1/27); Quartel de Cabo Frio (18ª GBM) e no Quartel de Macaé (9º GBM). (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS