Inea divulga balneabilidade de praias
Jéssica Felipe 29/12/2017 21:57 - Atualizado em 02/01/2018 13:51
Praia de Atafona
Praia de Atafona / Folha da Manhã
As praias de Farol de São Tomé, em Campos, estão próprias para banho, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) neste mês. De acordo com o órgão, esses documentos informam as condições vigentes das praias para efeito de banho, orientando a população no uso diário das mesmas.
Além de Campos, o Inea também avaliou outros municípios da região. Para São João da Barra, apenas a região próxima ao Espaço da Ciência, em Atafona, não está recomendada para banho. Em Macaé, três praias aparecem como impróprias, que são: Campista, especificamente em frente à avenida Atlântica; praia do Forte, na rua Augusto de Carvalho e Barra, situada à avenida Luiz Lírio. Em Búzios, um trecho da praia Rasa, que fica na reta da avenida José Bento Ribeiro Dantas, também foi apontada como imprópria. Para Cabo Frio, apenas a Siqueira, praia que se localiza na avenida José Bento Ribeiro Dantas, não está apta para banhistas.
Segundo o Inea, atualmente, são monitoradas 201 praias com 290 estações de amostragem, abrangendo um total de 22 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na opinião do ambientalista Aristides Soffiati, o estudo deveria ser executado não apenas pelo Inea, mas também pelas universidades, como por exemplo, a Uenf que “possui um papel de pesquisa agregador à região”.
Ele ressalta que, no boletim, algumas áreas aparecem com “amostragem não realizada”, como por exemplo, o distrito de Grussaí em São João da Barra, que nessa época no ano reúne um grande número de banhistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS