São João da Barra já conta com Guarda Ambiental
29/12/2017 16:01 - Atualizado em 02/01/2018 14:19
A solenidade de formatura dos integrantes do Curso de Formação da Guarda Ambiental, em São João da Barra, aconteceu na última quinta-feira (28). A iniciativa visa a criação do Batalhão Verde/Guarda Ambiental, que irá atuar em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Ordem Pública, realizando ações de proteção, fiscalização e preservação de áreas ambientais e de mananciais, qualificando o Município também para o repasse do ICMS Verde.
O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São João da Barra e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos dos Goytacazes, no mês de novembro, durante três semanas. A carga horária foi de 120 horas, dividida em três módulos.
A prefeita Carla Machado parabenizou os formandos pela dedicação e agradeceu à Guarda Municipal de Campos pela parceria. “A criação do Batalhão Verde, vai ajudar o município não só na questão do ICMS Verde, como também irá ao encontro de políticas ambientais que regem o Estado”, pontuou.
A prefeita ainda ressaltou que não se faz nada sozinho e que é preciso que todos estejam unidos pelo mesmo objetivo. “Município tem uma riqueza natural imensa, sendo o trabalho da Guarda Ambiental fundamental para preservação da mesma”.
O subcomandante da Guarda Municipal de Campos Luiz Wagner, destacou o apoio e o incentivo da prefeitura de São João da Barra para a realização do curso. “Toda a capacitação é um processo de crescimento profissional e foi gratificante poder contribuir para a capacitação da guarnição do Município”, destacou.
Fizeram parte da mesa de abertura, além da prefeita e do subcomandante Luiz Wagner, o secretário de Ordem Pública, Maxwuell Araújo, o subsecretário, Rodrigo Machado, a subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, e o vereador Alex Firme, que preside na Câmara Municipal a Comissão de Meio Ambiente.
Também participaram da solenidade o comandante da Guarda Municipal de São João da Barra, Marcelo Reis, coordenador geral do Departamento de Ensino da GCM de Campos dos Goytacazes, Edimar Santana, o coordenador Grupamento Ambiental (GAM) campista, Sávio Tatagiba, o subcomandante da GCM de São Francisco do Itabapoana, Froes, e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Houve, durante a solenidade, apresentação da Banda Municipal São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS