Pouca doação e estoque baixo no Hemocentro
29/12/2017 18:56 - Atualizado em 29/12/2017 19:00
Habitualmente, as festas de final de ano são responsáveis pela diminuição de voluntários que procuram o Hemocentro Regional de Campos para a doação de sangue. Essa é uma tendência que ocorre não só em Campos, mas em todos os hemocentros do país.
As doações apresentam maior queda nos meses de dezembro e janeiro. Neste período, as doações diminuem porque muitas pessoas viajam e aproveitam para curtir as festas comemorativas. Mas também é a época, lembra a responsável técnica pelo Hemocentro, Sandra Chalhoub, em que as estradas ficam mais movimentadas e os acidentes tendem a aumentar.
Um dos recursos usados pelos servidores que atuam no Hemocentro é o de entrar em contato com os doadores que são cadastrados e têm os tipos sanguíneos que estão com o estoque baixo. Mas nem sempre isso é o suficiente. A falta de bolsas pode ser responsável pelo cancelamento de cirurgias eletivas em hospitais atendidos pelo Hemocentro, uma vez que são priorizados os atendimentos de urgência e emergência.
Normalmente, o horário de funcionamento do Hemocentro é de 7 às 18h, de segunda-feira a domingo, incluindo feriados. Excepcionalmente, nos dias 31 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018, o banco de sangue funcionará de 7 às 14h.
Para ser um doador, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. O doador que for menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável legal. É necessário também não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas anteriores, e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Os homens podem fazer até quatro doações por ano, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com espaço de quatro meses.
— Queremos aproveitar a oportunidade e agradecer a todas as pessoas que prestaram esse gesto de solidariedade em 2017. E esperamos contar com todos em 2018 — diz Sandra Chalhoub. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS