Comitê traça ações conjuntas
27/12/2017 20:48 - Atualizado em 28/12/2017 14:26
Com a chegada do verão, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Campos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem realizado mutirões de combate ao Aedes aegypti, cujo trabalho se concentra hoje em Farol de São Tomé. Paralelamente, ontem, o Comitê Gestor de Prevenção das Arboviroses de Campos realizou mais uma reunião para discutir a antecipação de possíveis ações conjuntas entre diferentes setores da Prefeitura de Campos para atuar diretamente no combate a doenças transmitidas pelo Aedes.
Um dos problemas enfrentados pelo município e que reflete diretamente na proliferação de possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses, é o descarte irregular de entulhos em vias públicas.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, o município de Campos não vive um momento de epidemia dessas doenças, mas as pessoas devem se manter em alerta para prevenção e as ações conjuntas são de extrema importância. “Não estamos enfrentando uma epidemia, mas também não podemos ficar parados esperando acontecer. Por isso as ações com parceria de diferentes setores do governo são importantes para obtermos um resultado mais eficaz”, comentou.
Como forma de prevenção dos descartes irregulares de entulhos em vias públicas, o secretário Leonardo Barreto destacou os Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (Peves), espalhados pelo município. “Essa reunião é muito importante porque a gente vê que sozinho não fazemos nada. Então temos que buscar cada vez mais essa interação entre os diferentes setores. Mesmo diante das dificuldades, temos buscado trabalhar para evitar esse descarte irregular de entulhos e dejetos orgânicos nas vias públicas”, ressaltou Leonardo.
Também participaram da reunião o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, Claudemir Barcelos; o coordenador da Defesa Civil de Campos, Geremias Neto; representantes dos Cras e Creas, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; representante da área jurídica da secretaria de Saúde; e representante da Secretaria de Fazenda.
No início de dezembro, a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, e o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza, chegaram a se reunir para traçar novas ações de prevenção contra dengue no município principalmente nos períodos de chuva. Segundo Luiz José, “as chuvas frequentes favorecem a proliferação do vetor e por isso a população precisa ficar ainda mais alerta e cuidar não somente de suas casas, mas também ajudar os vizinhos e denunciar caso veja terrenos baldios sem limpeza. É bom lembrar ainda que o lixo deve ser separado e ensacado adequadamente para que não haja acúmulo de água”.
As principais medidas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya são: tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas sempre vazios, guardando-os em local coberto e de boca para baixo, entre outros.
Farol de São Tomé recebe mutirão nesta quinta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos visitou 2.590 imóveis e eliminou mais de 30 focos do mosquito Aedes aegypti, no mutirão realizado nessa quarta nos bairros IPS e Parque Rui Barbosa. Hoje, cerca de 70 agentes vão percorrer a Praia de Farol de São Thomé no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação acontece das 8h às 14h.
De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, Claudemir Barcelos, no IPS foram visitados 722 imóveis, sendo que em 586 foram encontrados fechados; 22 focos do mosquito Aedes aegypti foram eliminados; 55 sacos de lixo foram retirados; e 21 pneus recolhidos. Já no Parque Rui Barbosa, 1.868 residências foram visitadas e 1.025 imóveis estavam fechados; 12 focos do mosquito eliminados; 82 sacola de lixo retirados; e 33 pneus recolhidos. “É muito importante que a população mantenha o hábito de vistoriar com frequência a residência para evitar criadouros do Aedes aegypti. No verão, o cuidado deve ser redobrado. Até uma tampa de refrigerante descartada de forma inadequada pode virar um criadouro”, disse Claudemir.
No último 20, mais de 2 mil residências no Parque Califórnia, Jardim Flamboyant e Parque Riachuelo foram visitadas pelas equipes de endemia do CCZ. As ações dos três últimos mutirões do ano tem como base o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) foi de 1.3. Este ano, até o fim outubro, foram registrados 23 casos de dengue no município, bem abaixo dos números de 2016, quando ocorreram 7.936 casos.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS