Tartaruga encontrada morta em Atafona
02/10/2017 16:13 - Atualizado em 06/10/2017 18:50
Animal media cerca de 60 cm
Animal media cerca de 60 cm / Parahybano - Divulgação
Uma tartaruga da espécie Caretta-caretta, conhecida como “cabeçuda”, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (2) na praia de Atafona, em São João da Barra. Esta é terceira tartaruga encontrada no local em menos de um mês.
O animal, de aproximadamente 60 centímetros, foi localizado próximo ao antigo prédio do Julinho. A espécie, ameaçada de extinção, tem o litoral Norte Fluminense como um dos pontos de desova. O tamanho médio dos animais adultos desta espécie é de 90 cm e peso médio de 150 kg, porém já foram registradas espécies de 2,70 m e com quase meia tonelada de peso.
De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM), do Porto do Açu, fez a retirada do animal da orla da praia.
A Prumo informou que todos os animais encontrados são removidos e encaminhados para necropsia na base do PMTM, que desde 2008 monitora diariamente 62 km de praia registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. Todos os dados colhidos são prontamente encaminhados ao Projeto Tamar.
Outras - No último dia 10 de setembro, outra tartaruga da espécie Caretta-caretta foi encontrada em estado avançado de decomposição no Pontal de Atafona. Já no último dia 27, um filhote de tartaruga também foi achado morto na praia, próximo ao Balneário.
Fonte: Parahybano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS