Catálogo conta história do campista Nilo Peçanha
06/10/2017 18:36 - Atualizado em 16/10/2017 17:31
O catálogo digital do Patrimônio Cultural de Campos dos Goytacazes foi disponibilizado desde quarta-feira (2), em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República Nilo Peçanha.
Lançamento faz parte das homenagens ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República. Prédios históricos também são lembrados no material.
No material é possível encontrar detalhes da história do ilustre campista e também os locais da cidade que prestam homenagens a ele, como a estátua em frente à atual Câmara dos Vereadores (Antigo Fórum Nilo Peçanha). O catálogo pode ser acessado neste link.
Elaborado pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), o catálogo tem 40 páginas e lembra de outros personagens históricos do município, como José do Patrocínio, Benta Pereira e Carlos de Lacerda. Prédios importantes também são lembrados, como o Liceu de Humanidades de Campos (antigo Solar do Barão da Lagoa Dourada) e Villa Maria (antigo Palacete Finazinha de Queiroz).
Segundo o superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, em breve, será lançada uma nova edição do catálogo digital e que vai contemplar outras personalidades e monumentos campistas.
Nilo Peçanha também vai receber mais homenagens no mês em que completaria 150 anos. Para a abertura da exposição que vai contar a sua história, que acontecerá no dia 20, no Museu Histórico de Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo apresentará a composição “Nilista” em homenagem ao ex-presidente. Na ocasião também haverá a performance de dois artistas campistas integrantes do grupo de animadores culturais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. O casal irá interpretar Nilo Peçanha e sua esposa Anita Peçanha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS