Exposição sobre Visconde de Araruama no Museu Histórico
22/09/2017 17:49 - Atualizado em 26/09/2017 15:04
Objetos que pertenceram à família do Visconde
Objetos que pertenceram à família do Visconde / Supcom
O Museu Histórico de Campos está participando da 11ª edição da Primavera dos Museus. A temporada, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), começou na segunda-feira (18) e segue até o próximo domingo (24) sob o tema “Museus e suas memórias”. Segundo a gerente do Museu, Graziela Escocard, as visitas mediadas serão contextualizadas com o acervo exposto na Sala Memória do Solar, como a vitrine da coleção do Visconde de Araruama com utensílios que pertenceram a José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama.
Nesta edição, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2,5 mil atividades especiais, como no Museu Histórico de Campos, que concede visitas mediadas na sala de exposição permanente da Memória do Solar.
— A nossa abordagem é uma visita mediada especial com as escolas agendadas para o museu nesta semana. A ação é chamada de “Redescobrindo o Solar do Visconde de Araruama”. Temos outra vitrine com achados arqueológicos retirados do terreno do museu, além da arca da Câmara de Vereadores do município e o antigo cofre da Prefeitura. Acervos que informam a história do uso deste solar e sua importância para a municipalidade. Todos estão convidados para participar desse grandioso evento — informa a gerente do Museu.
Graziela lembra que a cada ano o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades com objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante e intensificando a relação com a sociedade.
O Museu Histórico de Campos está localizado na rua Paul Percy Harris, 40, em frente à Praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, funcionando de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS