Livro conta história do Moto Club de Campos
Jhonattan Reis 25/09/2017 16:47 - Atualizado em 02/10/2017 13:55
Livro foi feito por Fábio Luiz Ferreira Gomes
Livro foi feito por Fábio Luiz Ferreira Gomes / Divulgação - Edu Prudêncio
A evidência é em relação à origem dos moto clubes e do motociclismo esportivo em terras brasileiras. Também é destaque a história do Moto Club de Campos, o mais antigo em atividade no Brasil. As histórias estão registradas nas páginas do livro “Histórias de Paixão Sobre Rodas”, do autor, técnico industriário, bacharel em Direito e motociclista Fábio Luiz Ferreira Gomes. Publicada pela editora Nitpress, a obra foi lançada em junho, no foyer do Teatro Municipal do Trianon e na sede do Moto Club, em Campos, e este mês na XVIII Bienal Internacional do Livro Rio, no Rio de Janeiro, dia 08. Também foi exposta nesse sábado (23), no 2º Festival Doces Palavras, em Campos.
Segundo Fábio Luiz, o projeto do livro surgiu em 2001, quando ele se tornou membro do Moto Club de Campos.
— Logo que entrei para o Moto Club, tomei ciência do grande numero de documentação que havia lá. Tinha atas de reuniões e outros documentos de 1932, quando o clube surgiu, em diante. Todas as reuniões foram registradas. Então, com aquele imenso material, logo pensei que daria para fazer um ótimo resgate da memória do Moto Club. Curioso é que faltava apenas a ata de número um. Descobrimos que ela estava com um filho de um ex-integrante. Procuramos por ele e conseguimos fazer o resgate da ata. Desde então, foram várias pesquisas até a conclusão do livro — disse.
Ainda de acordo com Fábio, a obra foi feita também com o objetivo de preencher uma lacuna informativa sobre o motociclismo e motoclubismo no Brasil.
— Não havia um livro sobre o assunto por aqui. Tinha muita gente que não tem acesso a essas informações sobre motociclismo e motoclubismo no nosso país. Já são 107 anos de motociclismo e 121 anos de motocicletas no Brasil, e esta história precisa ser contada.
O autor conta que foram mais de 15 anos de pesquisa para levantar o material presente no livro.
— Além das atas, fui atrás de referências bibliográficas e jornalísticas, visitei o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Palácio da Cultura, quando ainda era aberto, e vários outros lugares, como acervos públicos e pessoais. Ainda conversei com muita gente e procurei por diversas fotos e documentos.
Histórias de Paixão sobre Rodas
Histórias de Paixão sobre Rodas / Divulgação - Edu Prudêncio
“Histórias de Paixão Sobre Rodas”, que tem 248 páginas, revela vários fatos ligados a motociclistas ocorridos no século XIX e XX.
— Entre eles, o livro fala sobre como se formaram as primeiras lojas de motocicletas no início do século XX no Rio de Janeiro, a então Capital Federal, o surgimento dos motoclubes pioneiros brasileiros e a organização das primeiras competições esportivas com motos do Brasil.
A paixão de Fábio pelas duas e três rodas vem desde a adolescência.
— Meu pai me incentivou a andar de moto e de carro desde cedo. Lembro como foi a sensação de ganhar minha primeira motocicleta. Porém, sempre usava moto como transporte. Minha relação com o motoclubismo começou mesmo em 1997, quando eu e meu irmão começamos a viajar de moto. Eu tinha 20 anos e muitos amigos que eram do Moto Club de Campos, para onde eu entraria quatro anos depois — lembrou Fábio, hoje com 52 anos.
Ele lembrou, ainda, que o Moto Club de Campos está aberto a visitações, em sua sede — localizada à avenida XV de Novembro, 887, no bairro Caju —, todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 20h. “É um lugar histórico para nossa cidade”, comentou.
O livro “Histórias de Paixão Sobre Rodas” pode ser adquirido na sede do Moto Club de Campos ou por meio de contato com Fábio Luiz Ferreira Gomes (99824-7270). A obra custa R$ 50. “As pessoas também podem nos contatar pelo nosso Facebook, ou pelo site www.historiasdepaixaosobrerodas.wordpress.com”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS