FDP! chega ao fim após movimentar a cidade
Jhonattan Reis 22/09/2017 18:17 - Atualizado em 26/09/2017 15:04
Festival Doces Palavras
Festival Doces Palavras / Antônio Leudo
Domingo (24) é o último dia de atrações da segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!), que acontece em Campos desde quarta-feira (20). O evento — que conta com atividades no Liceu de Humanidades de Campos, Jardim do Liceu, Casa de Cultura Villa Maria, Câmara Municipal e Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) — tem o objetivo de unir duas tradições campistas: literatura e produção de doces.
Desde quarta, diversas atividades já aconteceram nos vários espaços do FDP!. A abertura oficial aconteceu pouco depois das 20h de quarta, no palco para palavra aberta atrás do Coreto Lamparão — coreto principal da Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu) —, e contou com a presença do prefeito Rafael Diniz e de representantes das instituições envolvidas. Na ocasião, Diniz ressaltou: “Investir em cultura é investir em saúde, em educação, pois cultura é importante para o desenvolvimento das pessoas. É tão importante quanto investir no desenvolvimento econômico”.
A programação contou com atividades no Espaço Judith Grossmann (Emugle) — onde aconteceram vários debates —, Espaço do Escritor Antônio Roberto Fernandes, que recebeu lançamentos de livros, Câmara Municipal, Tenda Cabrunco (jardim da Villa Maria) — com várias oficinas de doces —, tenda Dijahoje (Villa Maria), Arena Cabrunquinho (Villa Maria), Liceu de Humanidades, Bar Vermelho (coreto menor do Jardim do Liceu), Coreto Lamparão — onde foram realizados shows como os das bandas James Coroico e Varney —, e Espaço Ruth Maria Chaves (Emugle).
E neste domingo também tem atrações. No Espaço Judith Grossmann, as atividades começam às 10h, com debate sobre o tema “Antônio Roberto Fernandes: um doutor poeta”, com Naira Fernandes e Gildo Henrique, tendo moderação de Patrícia Bueno. À tarde, terá a roda de conversa sobre as “Doceiras tradicionais de Campos”, com Ives da Silva Duque Pereira, às 14h, e o debate “Literatura em conselho: debates do segmento do Conselho Municipal de Cultura”, com Sylvia Paes e Vitor Menezes, sendo a moderação de Fabio Bottrel, às 16h. Os debatedores Adriano Moura e Fernando Rossi abordarão o tema “A produção autoral no teatro campista”, com moderação de Glauber Matias, às 18h.
Festival Doces Palavras
Festival Doces Palavras / Antônio Leudo
O último dia da programação também conta com lançamento de livros no Espaço do Escritor Antônio Roberto Fernandes. Serão lançadas as seguintes obras: “Lobisomem Cabrunco”, de Marinéa Abude de Cerqueira Martins, às 15h; “Memória Viva e Dudinha Vai à Praia”, de Izabel Gregório da Silva, às 16h; “Infância Escondida”, de Vitor Hugo de Freitas, às 17h; “Thainá e Seus Sonhos”, de Thaís Souza, às 18h; “O Verso Sou Eu — Antologia de Sentimentos”, de Ronaldo Henrique Barbosa Junior, às 19h; e “Todo Verso Merece um Dedo de Prosa”, de Adriano Moura, às 20h.
No Espaço Ruth Maria Chaves (Emugle) terá palestra sobre “A cavalhada de Santo Amaro”, com Gisele da Silva Gonçalves, às 11h. Às 14h, a palestrante Jussara Ribeiro de Souza Ferreira falará em relação ao tema “Uma viagem no tempo por Campos dos Goytacazes”.
Na Emugle, terá apresentação da Orquestra e Coral da Superintendência de Idosos, às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS