Setor sucroenergético em pauta no RioAgro Cana
- Atualizado em 20/09/2017 16:51
Usinas e produtores rurais de Campos e região se reúnem nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, na Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ), quando estarão discutindo com especialistas em agronegócio da cana mais potencialidades e oportunidades para o setor. Tudo isso dentro do maior evento sucroenergético do Estado do Rio, o RioAgro Cana, organizado pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (Siserj) e as empresas Fatore e Smartt Mídia.
Como proposta para expansão da produção da cana-de-açúcar no estado, a palavra de ordem é inovação, aliada à tecnologia e ao conhecimento, sementes que o RioAgro Cana lançará neste dia, a partir de diferentes painéis de trabalho. Entre eles, “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Inovação”, “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”, entre outros.
O presidente do Siserj, Frederico Paes, destaca a oportunidade aberta a produtores de Campos e região. “Estamos trazendo para o produtor de cana do Estado do Rio tecnologias e técnicas que estão sendo aplicadas em grandes centros produtores”, explica Frederico Paes.
Inovação - No campo, tecnologia e inovação vão oferecer demonstrações práticas e pioneiras para o segmento. É o caso da máquina colheitadeira de cana, desenvolvida em conjunto por pesquisadores brasileiros e alemães, que será mostrada pela primeira vez em terras brasileiras. “A colheitadeira foi desenvolvida em uma universidade alemã com consultoria de produtores e entidades de pesquisa do Rio, por um convênio com o programa Rio Rural do estado”, pontua Frederico Paes.
Outra inovação é o uso de sobrevoo com drones para identificação, com coordenadas GPS, de falhas de plantio em canaviais. “Vamos mostrar uma tecnologia que grandes centros aplicam e que o produtor em Campos poderá ter acesso, para ampliar a produtividade e reduzir perdas”, finaliza Frederico Paes, referindo-se à técnica desenvolvida na Uenf que será exposta no evento.
Confira a programação completa:
Abertura
08h30 – Solenidade de abertura do evento com autoridades públicas do Município e do Estado.
– Assinatura do Projeto AgroCana.
Painel Produção, Mercado e Crédito Rural
09h00 – Marcel Cardoso (Superintendente de Planejamento do Município de Campos) e Tito Inojosa (presidente da Asflucan) – Exposição do programa Agrocana.
09h15 – Marcos Dias (presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil) – Organização por sistema de cooperativas na produção rural.
09h30 – Banco do Brasil – Crédito Rural e Plano Safra.
09h45 – Ricardo Inojosa – Perspectiva do mercado do açúcar e do álcool
Painel Recuperação de Canaviais
10h15 – Dr. Josil de Barros Carneiro Júnior (UFRRJ) – Potencial de novas variedades para a região.
10h45 – Dr. Willian Pereira (UFRRJ) – Produção de mudas de cana, velhos e novos conceitos.
Painel Inovação
11h15 – Dr. José Carlos Mendonça (UENF) e o eng. agrônomo Conrado Aguiar Barreto – Identificação e recuperação de falhas com uso de drone.
11h45 – Demonstração de campo do uso de drone.
Painel Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção
14h00 – Dr. Paulo César Molina – Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição para cana-de- açúcar.
14h30 – Dr. Leonardo Ubiali Jacinto – Nova tecnologia de barra irrigadora, com baixo custo e redução de consumo de água.
Painel Inovação
15h00 – Colheitadeira Projeto Alemanha – Lançamento de nova colheitadeira para pequenos e médios produtores. Apresentação da equipe conjunta do projeto, com técnicos alemães, da Pesagro, UFRRJ e do programa Rio Rural.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]