Auxiliadora, "mãe aparecida", nas águas do Paraíba...
- Atualizado em 27/05/2017 11:36
Nossa Senhora Auxiliadora
Nossa Senhora Auxiliadora
    Momentos indescritíveis de evangelização, agradecimento, de vivência na fé, devoção, oração, de elevar nosso coração a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, foi o que presenciamos ontem, na homenagem a nossa “Mãe Maria”, realizada pelo nosso “Auxiliadora”. Misto de emoção e fé, milhares de pais, alunos, ex alunos do CENSA e do ISECENSA, se uniram em oração numa caminhada de luz e fé. As vela acesas nos davam a profundidade da homenagem e do amor à “Maria”. Velas que iluminam a escuridão de nossos dias... Luz que clareia e aquece nosso coração: Singela doce e pura, Maria de José, Mãe terna e escolhida, és mãe leal da fé. Seu nome é Maria de Deus. Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos. Olhos voltados para o céu e por Ele construir a nova vida. Mãe da obediência, da graça e do amor. Que os homens se encontrem no filho desta flor... Seu nome é Maria de Deus... Nós a reconhecemos como estrela-guia, luz que ilumina nossa caminhada rumo ao Deus vivo, Jesus Cristo. Nossa fé se traduz em sinais concretos de humanidade e aproximação afetiva com todo o povo de Deus. Como romeiros rezamos e cantamos, unidos num só coro, num só coração. Estrela que brilha à noite, chamando os filhos pra luz, clareia o nosso caminho e nos leva a Jesus. Tão forte como os raios do sol, aquece a nossa esperança. Contigo me sinto feliz, me sinto criança. Levanto as mãos pra te buscar e o meu coração parece desprender de mim pra te alcançar, te abraçar e para te dizer: Eu quero ser teu filho. Me abraça, Maria! Tão calma, és como um rio de água mansa e cristalina! Serena, me acalma, me ajuda, me alegra e me anima. De Deus, a mais pura e fiel, de Cristo, a mãe oferente. Na vida de todos que ama, se faz tão presente! Caminhando e cantando canções que nos inspiram e elevam a alma, todos nós nos sentimos convidados a seguir adiante e a renovar a nossa fé nesse Jesus Vivo que nos acolhe sempre.
Deixo com vocês o texto de Irmã Suraya Chaloub, verdadeira fonte de inspiração...
“Há 300 anos, no rio Paraíba do Sul, três pescadores desanimados depois de tantas tentativas lançando a rede sem nada conseguir, retiraram das águas, em dois momentos distintos, o corpo e depois a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Esta descoberta surpreendente da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida nas águas do Rio Paraíba, se prolonga e se renova até os nossos dias com romeiros vindos de todo o Brasil, para celebrar com rezas, ladainhas, invocações, cantos de louvor, agradecimento e súplicas à Mãe Aparecida, que acolhe a todos com seu abraço envolvente e amoroso. A caminhada que agora iniciamos é uma romaria de fé, vibração e entusiasmo, à mesma Mãe Auxiliadora que, em seus 300 anos de surgimento das águas, vem a nós como Aparecida, presente em todos os momentos de nossa vida.
As Marias de hoje, atraídas pela acolhida generosa de Maria de Nazaré e inspiradas por sua fé, aderem com entusiasmo ao projeto de Deus. Acreditam num modo novo de viver o batismo e de testemunhar seu amor. Reconhecem em Maria, a mulher forte que viveu a pobreza e o sofrimento, experimentou situações que exigem ações libertadoras que garantam a dignidade de todos. A maternidade de Maria se expandiu, assumindo no calvário dimensões universais. Cheios de fé e de esperança, invocamos a Mãe Aparecida como inspiração para a mulher dos tempos modernos. Peçamos que ela conceda à nossa Pátria, dias melhores e horizontes largos em solidariedade e justiça. Maria, Auxiliadora ou Aparecida é a mesma Maria de Nazaré, mãe de Jesus, da linhagem de tantas mulheres, base da família e do povo de Israel. Ela é hoje nossa mãe e Mãe da Igreja. Tão grandes mães tiveram a coragem de se colocar ao lado de seu povo em suas dificuldades Foram intérpretes de Deus na missão junto ao povo. Maria de Nazaré se entrega livremente ao projeto de Deus, dando corpo e vida a seu Filho Jesus para a salvação de toda a humanidade. Maria, assim como a rainha Ester intercedeu por seu povo, intercedei por nós para que sejamos construtores de uma sociedade justa e fraterna. Maria é Mãe da humanidade. Como mãe, nos adota como filhos de Deus, porque somos irmãos e irmãs de Jesus. Ela continua gerando filhos e filhas que fazem da Igreja de Jesus Cristo, uma Igreja profética e solidária. Nós a reconhecemos como estrela-guia, luz que ilumina nossa caminhada rumo ao Deus vivo, Jesus Cristo. Nossa fé se traduz em sinais concretos de humanidade e aproximação afetiva com todo o povo de Deus. Somos o Povo da Aliança, povo irmão.”
Para mim Maria não é uma pessoa “imaginária”. É uma mãe consciente e comprometida com sua missão materna.
De mãe e educadora de seu filho Jesus, ela se tornou discípula e seguidora de sua missão, continuando hoje como mãe da Igreja, nossa mãe, inspiradora nuclear de toda família! Que possamos nos inspirar na maternidade de Maria para que sejamos melhores mães, educadoras, fonte de inspiração para as nossas famílias, construindo através das nossas atitudes, sinceras e positivas, um mundo melhor, que terá em nossos lares verdadeiros pórticos da luz abençoada que emana de Maria, Mãe e Educadora de Jesus, o Filho de Deus... e nossa também.
Que Nossa Senhora ilumine nossa pátria, nosso povo, seja um farol a nos guiar neste momento tão difícil que vivemos em nosso país! Nos ilumine com sua sabedoria e nos proteja sempre, para que unidos possamos reerguer este solo verde e amarelo, este chão chamado Brasil e que Nossa Senhora Aparecida, nossa Padroeira, nos guie sempre.
Homenageamos dessa forma a todas as irmãs salesianas que por aqui passaram e as que aqui estão, que nos inspiram e nos ensinam a ter essa devoção de forma tão bonita a Nossa Mãe, Maria Auxiliadora, na pessoa de Irmã Suraya, Irmã Rosa Idália, Irmã Luzia, Irmã Aparecida, Irmã Emília e Irmã Giuliana, que hoje levam a frente este legado de fé e amor por “Maria”, Auxiliadora dos Cristãos.
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]