Em dia de debate sobre segurança, SJB registra mais um assalto à residência
Jéssica Felipe 26/05/2017 17:45 - Atualizado em 28/05/2017 14:51
Reunião com o secretário de Segurança do Estado
Reunião com o secretário de Segurança do Estado/Secom - SJB
Mais um assalto foi registrado em São João da Barra, desta vez em uma residência de Atafona, na tarde desta quinta-feira (25), mesmo dia em que vereadores estiveram na capital fluminense para um encontro com o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá. Antes mesmo da reunião na Câmara de Vereadores, o secretário de Ordem Pública da cidade, Maxwell de Araújo, já havia se reunido com o comandante geral da PM, coronel Wolney Dias, para solicitar doações de viaturas para a Guarda Municipal, além do retorno dos policiais do 8º BPM que estão na capital.
Entre abril e maio foram registrados seis assaltados na região. Este último caso aconteceu em Atafona, onde dois homens invadiram uma casa e fizeram um casal refém.
Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos chegaram ao local no momento em que o casal tomava café. Armados, eles renderam os donos do imóvel e roubaram R$ 600 em espécie, um relógio e uma motocicleta que estava na varanda da casa, com a chave na ignição. O dono do imóvel teria reagido e foi ferido com uma coronhada, precisando receber atendimento médico. A PM fez buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi encontrado. O assalto foi registrado na 145ª Delegacia Policial (SJB).
Na primeira reunião da Secretaria de Ordem Pública com os representantes estaduais da Polícia Militar, os pedidos em relação ao reforço na segurança pública vieram justificados pelo crescimento populacional, referente ao empreendimento do Porto do Açu.
“Em relação à doação de viaturas, o comandante nos informou que algumas irão a leilão, mas que, após um levantamento pelo Departamento de Logística da corporação e havendo possibilidade, poderá ser viabilizada a doação de viaturas. Quanto ao retorno dos policiais, a resposta é que um estudo será feito e, posterior a isso, nosso pedido deverá ser atendido”, informou o secretário Maxwell, ressaltando que foi feito um convite para que o comandante visite São João da Barra, o que deverá acontecer, por questão de agenda, a partir de junho.
— A Polícia Militar está atenta às demandas na área da segurança pública dos municípios e que convênios podem ser firmados visando aumentar o policiamento e a segurança da população, já que haverá mais policiais atuando em locais de maior incidência criminal e, também, na prevenção a ilícitos penais — ressaltou o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Lima Freire.
Aumento do efetivo
Nessa quinta-feira (25), os vereadores, em diálogo com o secretário de segurança do Estado, solicitaram o aumento do efetivo policial no município, bem como mais armamentos e viaturas. Outro assunto em destaque foi o pedido para companhia independente da Polícia Militar em SJB. No início do mês, o presidente da Câmara, Aluízio Siqueira, apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado que autorize a Secretaria de Segurança Pública a transformar a 5ª Companhia – atualmente vinculada ao 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos – em uma companhia independente, pedido que já foi feito outras vezes.
Em resposta, o Estado afirmou não ser possível, já que o índice de criminalidade no município ainda não chegou ao nível necessário para a instalação de uma companhia independente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS