Operação da PF tem mandados de prisão contra dez parentes de Beira-Mar
24/05/2017 14:15 - Atualizado em 01/06/2017 17:42
Operação Epístolas
Operação Epístolas/Reprodução
Dez parentes e três advogados do traficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, estão entre os 35 mandados de prisão da Operação Epístolas, deflagrada nesta quarta-feira (24) pela Polícia Federal (PF). Cinco filhos dele, a irmã, uma ex-mulher, a sogra e sobrinhos estão entre os que tiveram a prisão preventiva pedida. A PF ainda não tem um balanço de quantos já foram presos.
Sua irmã, que também era advogada de Beira-Mar, considerada um de seus braços direitos, administrava seus bens e atividades ilícitas. Ela foi presa em casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A polícia não divulgou os nomes dos investigados.
Segundo o delegado federal Leonardo Marino, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Rondônia, o traficante era informado de todas as decisões da quadrilha, apesar de estar preso há 16 anos, sendo 12 anos no sistema penitenciário federal. O bilhete que alertou os agentes penitenciários e deu início à operação foi encontrado picotado em uma marmita descartada por Beira-Mar, e teve que ser remontado e periciado pelos agentes. Segundo a PF, não há indícios de conivência de servidores do presídio com o esquema.
"A operação demonstra que, mesmo recluso há anos, o principal investigado ainda detém o controle do tráfico de drogas e diversas outras atividades em comunidades de Duque de Caxias", disse o delegado. "Ele controlava todas as ações. Ninguém poderia fazer nenhuma atividade sem seu consentimento."
A PF cumpre nesta quarta-feira 22 mandados de prisão preventiva, 13 de prisão temporária e 85 de busca e apreensão . Outras 27 pessoas estão sendo conduzidas coercitivamente a depor.
Beira-Mar também está sendo interrogado pela operação, e será transferido da Penitenciária Federal de Porto Velho. Os presos preventivamente serão transferidos para Rondônia, de onde saíram as decisões judiciais para a operação, emitidas pela 3ª Vara Federal.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS