Centro lotado após reabertura do comércio
/
Genilson Pessanha
A pandemia de Covid-19 impôs tempos difíceis ao Brasil e ao mundo, mas, depois de dois anos de restrições e perdas, 2022 foi marcado pela superação, como no caso do comércio de Campos. As empresas precisaram se reinventar e investir, e voltaram a registrar boas vendas, incentivadas, ainda, pela retomada dos eventos realizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos.
— Tivemos várias empresas, inclusive algumas bastante tradicionais na cidade, que investiram, preparando uma loja nova, um melhor atendimento. Muitas lojas também apostaram no e-commerce, que foi uma saída durante a pandemia e veio para ficar. Mas, apesar de as vendas on-line serem uma alternativa, estamos percebendo que a loja presencial está cada vez mais em alta. O mundo digital cresceu, mas muitos consumidores usam o virtual para pesquisa e efetivam a compra na loja presencial. Isso ficou muito evidente na Black Friday. Entretanto, os empresários precisam entender que é necessário ter uma boa loja, um bom atendimento, um bom produto. O empresário que entendeu isso foi à frente — ressaltou o presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior.
Ele destaca, ainda, o grande interesse de magazines em se instalar ou ampliar sua atuação na cidade, algumas, inclusive, na área central de Campos. “O empresário de fora está visualizando o potencial de venda na cidade, em especial, no Centro”, afirmou Edvar.
Promoções e eventos promovidos pela CDL no decorrer do ano, em parceria com outras entidades e Prefeitura, como o Natal a Mil, o Fashion Day na Pelinca e em Guarus, o Festival de Gastronomia e a Fepe, também ajudaram a reaquecer o comércio campista. “Além dos eventos para impulsionar a economia, ainda promovemos ações sociais, criamos o Podcast CDL+ e intensificamos nossa comunicação pelas redes sociais”, lembrou Edvar Júnior. que assumiu a presidência da CDL em janeiro deste ano.