Governador Cláudio Castro
/
Divulgação - Governo RJ
A 36 horas de tomar posse para mais um mandato neste domingo (1º), o governador Cláudio Castro (PL) revelou seu secretariado. Serão 32 pastas, duas a menos que as atuais. O primeiro escalão do governo será composto três deputados da região. Rodrigo Bacellar (PL), mais uma vez, estará à frente da secretaria de Governo. Bruno Dauaire (União), como anunciou o blog do Arnaldo Neto no Folha 1, será secretário de Habitação. Já o deputado Jair Bittencourt (PL), assume a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
Tanto Rodrigo quanto Jair já haviam sido citados na coluna Ponto Final como possíveis secretários. Já Bruno Dauaire (União), apesar de já ter comandado a secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos de Castro, só aceitou o convite após conversa nessa quinta-feira (29) com o governador. Ele será secretário de uma nova pasta, a de Habitação. Bruno será o responsável pela política de construção dos conjuntos habitacionais, as conhecidas casas populares, no estado do Rio de Janeiro. A sua pasta vai incorporar a Companhia Estadual de Habitação (Cehab).
Assim como o nome de Bruno, os demais, porém, só foram revelados na noite desta sexta-feira após uma semana intensa de reuniões com aliados. Apesar de mudar pouco mais da metade de sua equipe, Castro manterá 13 dos atuais secretários, sobretudo, nas áreas econômica e de segurança pública, que ele avalia como “algo que deu certo” em seus primeiros anos à frente do Palácio Guanabara.
No mesmo partido do governador, por enquanto, Rodrigo Bacellar continua à frente da secretaria de Governo. No entanto, como ele é o favorito à sucessão da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), caso sua eleição se confirme no início da próxima legislatura, seu substituto será o deputado estadual Chico Machado (SD), outro deputado da região. Já Jair Bittencourt, que chegou a ser um dos possíveis candidatos ao comando da Assembleia, assume a pasta da Agricultura.
Com a equipe já definida, as atenções de Castro agora se voltam para a posse. A cerimônia será comandada por André Ceciliano (PT), presidente da Alerj até dia 31 de janeiro. Após a solenidade, marcada para as 9h, a tendência é que o governador, que apoiou o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito deste ano, siga para Brasília junto com Ceciliano, para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ainda presidente da Alerj, Ceciliano, entrevistado do Folha no Ar dessa sexta-feira (30), vai assumir a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, vinculada ao Ministério das Relações Institucionais. No programa da Folha FM 98,3, ele falou sobre a expectativa da nova função.
Depois da Alerj, desafio no governo federal
Ainda presidente da Alerj, André Ceciliano contou, no Folha no Ar, dessa sexta, que já se prepara para mudar de endereço. Ele vai para Brasília, assumir a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, vinculada ao Ministério das Relações Institucionais.
— É um desafio, mas ao mesmo tempo uma honra compor o governo do presidente Lula — disse.
Para Ceciliano, o maior desafio para o país é voltar a desenvolver, gerando empregos para a população. “A gente precisa de muita coisa: segurança, saúde, educação, mas principalmente, voltarmos a crescer. Gerar empregos para que a gente possa melhorar a vida da população”.
Ceciliano, após empossar Castro, segue com o governador para a cerimônia de posse de Lula, em Brasília. André fala que o seu papel não será de um interlocutor de Castro, mas diz não ter dúvida de que sua presença no governo vai ajudar ao Rio de Janeiro:
— O presidente Lula trata todos os governadores e todos os prefeitos do Brasil da mesma forma: institucional, com transparência. Nenhum governador precisa de interlocutor junto ao presidente da República, ele fala direto. Mas a gente vai poder ajudar muito o estado.