Defesa Civil de Itaperuna e Estadual se preparam para chuvas de verão
Dora Paula Paes - Atualizado em 14/12/2023 16:46
Bianca Marques - Decom Itaperuna
A Defesa Civil de Itaperuna já se prepara as as chuvas de verão. O órgão se reuniu, na manhã de quarta-feira (13), com todas as secretarias da Prefeitura Municipal e com a Defesa Civil do Estado do Rio para, juntos, buscarem estratégias para reduzir os reflexos dos alagamentos causados pelas chuvas durante esse período. No início do ano, população do município sofreu com série de alagamentos e aumento do nível do Rio Muriaé. 
O encontro teve a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, do 2º tenente do Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro e coordenador regional da Defesa Civil do Noroeste (Redec Noroeste), Daniel Bernardo Rodrigues e do diretor de segurança e Defesa Civil, André Brasil.

Segundo o secretário da Defesa Civil Municipal, major Aloisio Freitas da Luz, todas as pastas deverão estar de prontidão para colaborar nessas situações, cada um com seus respectivos serviços de atendimento. A Educação, por exemplo, ficará a cargo de providenciar os alojamentos; a Saúde com atendimento médico aos moradores atingidos pelas cheias, a Assistência Social com alimentos e auxílios, Obras com a desobstrução de ruas e limpeza das vias, entre outras.

— Trabalhamos com a previsão e a preparação para atuarmos nesses casos de desastres por conta das chuvas de verão. Essa reunião é de alinhamento com todos os setores para acionarmos, caso seja necessário, durante esse período — disse Major Luz.

De acordo com o tenente Daniel Bernardo, a previsão é que este ano as cheias possam acontecer, não pelos níveis dos rios, mas pelas chuvas isoladas, já que a temperatura na região está mais quente do que nos anos anteriores. “As chuvas podem vir em grande quantidade e isoladas. Isso também faz com que as ruas fiquem alagadas e os barrancos encharcados, oferecendo riscos principalmente para quem mora em lugares mais vulneráveis. Nesse verão poderão ocorrer situações atípicas por conta das mudanças climáticas”, disse.

Já o prefeito Alfredão, solicitou que todos os moradores possam ficar atentos às informações e que não se recusem a sair de suas casas quando necessário.

— Nossa preocupação é com vidas. Estamos nos organizando para atender a todos os moradores, mas precisamos também da colaboração deles quando forem acionados pela Defesa Civil. Não podemos mudar o clima, mas podemos orientar e salvar vidas — disse o prefeito.

Para quem quiser receber os alertas de chuvas em sua localidade por meio do serviço SMS, basta se cadastrar no canal gratuito da Defesa Civil do Estado, enviando o cep da sua localidade para qual deseja informações para o número 40199. O canal é exclusivo para divulgação de alertas, notícias e dicas de prevenção contra acidentes e o usuário cadastrado passará a receber direto no celular, avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas.
*Informações da assessoria de Itaperuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS