Campos começa a aplicar dose extra da vacina bivalente neste sábado
- Atualizado em 08/12/2023 17:58
César Ferreira
Campos começa a aplicar a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas com mais de 12 anos, independentemente da situação vacinal. Para aquele que já tenha iniciado ou completado esquemas anteriores o intervalo mínimo é de 6 meses. A medida é válida a partir deste final de semana e será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Unidade de Pré-Hospitalar (UPH) Travessão e Clínica da Criança. O atendimento deste sábado (9) e domingo (10) é das 8h às 17h nos três locais.

A aplicação da dose extra da bivalente tem como orientação a nota técnica nº 83/2023 do Ministério da Saúde (MS) e as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), em virtude da detecção da nova variante BA.2.86 da Ômicron e suas sublinhagem BA.2.86.1 BA.2.86.3, JN.3, JN.1. Estas duas últimas são responsáveis pelo aumento de casos da doença no estado do Ceará e vêm sendo monitoradas no Rio e em São Paulo.

“A vacina Pfizer bivalente é para todos os idosos e imunocomprometidos, inclusive aqueles que ainda não se vacinaram contra a Covid-19”, explica o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, acrescentando que: “Em caso de infecção, essa dose possibilita que grupos específicos da população tenham uma proteção maior e não desenvolvam as formas mais graves da doença”.

São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão que são: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias. Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 14 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Já as pessoas com idade entre 12 e 59 anos, que estão fora dos grupos de risco, têm direito a uma dose de reforço da vacina Pfizer bivalente. Para receber o imunizante o imunizante é preciso ter tomado, no mínimo, as duas doses das vacinas monovalentes: Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, há pelo menos quatro meses.

Quem vai receber a vacina deve levar documento com foto, CPF, além do cartão de vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema primário. No caso das pessoas imunocomprometidas, além dos documentos já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

CALENDÁRIO DE ROTINA – Durante o final de semana, pessoas com idade a partir dos 2 meses de vida também poderão atualizar a caderneta de rotina com os seguintes imunizantes: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Difteria e Tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e Febre Amarela.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, será aplicada para todas as pessoas acima dos 6 meses de vida.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS