Missa de 7º dia em homenagem ao empresário Renato Abreu será realizada na quarta (6)
Empresário e engenheiro Renato Abreu
Empresário e engenheiro Renato Abreu / Genilson Pessanha
A missa de sétimo dia da morte do empresário Renato Abreu, fundador e presidente do Grupo MPE Engenharia, será celebrada nesta quarta-feira (6). A cerimônia será na Paróquia São Judas Tadeu, em Niterói, às 18h. A igreja fica na avenida Almirante Ary Parreiras, na Praia de Icaraí.


Renato abreu morreu na manhã da última quinta-feira (30), aos 77 anos de idade. Ele foi a óbito em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, não tendo sido divulgada a causa da morte. Renato deixa a esposa Maria de Lourdes Maia de Abreu; uma filha, Cristiane; e dois netos, Ana Paula e Renato Massa. Uma missa de corpo presente foi realizada na manhã de sexta-feira (1º), também na Paróquia de São Judas Tadeu em Niterói, mesma cidade em que ocorreram um cortejo e o sepultamento, no cemitério Parque da Colina, já na tarde de sexta-feira.

Natural de São Fidélis, Renato Abreu cursou engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundou o Grupo MPE junto ao também engenheiro Mário Aurélio Cunha Pinto, alcançando reconhecimento nacional. Em Campos, ele era dono da antiga Usina Sapucaia, arrendada pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), e arrendatário da Usina Paraíso. Já em São Fidélis, era proprietário da Usina Pureza, onde estava construindo um complexo cultural com um Museu do Açúcar, um Museu da Música e um teatro. Para o Museu da Música, inclusive, o empresário chegou a comprar o acervo do pesquisador Ricardo Cravo Albim, contendo discos de vinil, CDs, DVDs, fitas cassete, livros, partituras e instrumentos históricos de várias gerações da música brasileira. Objetos pertencentes a Tom Jobim, Luiz Gonzaga e Pixinguinha constam entre as raridades.
Essa não era a única iniciativa cultural de Renato Abreu, que, em São Fidélis e Campos, patrocinou diversos eventos, como várias edições da Feijoada, do show de fim de ano da Folha da Manhã e do Troféu Folha Seca. O Grupo MPE, inclusive, é um dos patrocinadores do próximo show de fim de ano da Folha, marcado para o dia 14 deste mês, no Teatro Municipal Trianon, com a banda The Fevers. Como símbolo da parceria histórica, no final do ano passado o empresário foi homenageado com uma placa entregue pelo Grupo Folha de Comunicação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS