Wladimir autoriza projeto para repovoar o Centro
Dora Paula Paes - Atualizado em 25/01/2023 09:05
Genilson Pessanha
A implementação de um projeto batizado de “Revitalização 4.0” do Centro Histórico Comercial de Campos está autorizada pelo prefeito Wladimir Garotinho, e em andamento. A intenção é repovoar toda a área central com moradores, comércio e serviços. Na interlocução do setor produtivo junto ao governo municipal está a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Abandonado e com série de problemas de infraestrutura, entidades deixam no ar a sugestão de, talvez, ser o momento de pensar na privatização, ou mesmo na criação de uma Prefeitura do Centro.

Dentro do projeto de Retrofit (um conjunto de técnicas e medidas que vão permitir a revitalização das construções antigas e históricas do Centro), entre outras coisas, o presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior exemplifica: “Para isso precisamos incentivar com isenção de IPTU nas edificações já existentes que se comprometerem com a utilização dos imóveis e nas novas propostas imobiliárias, vide o Centro do Rio. Também se faz importante uma revisão no código de obras quanto as exigências nas edificações de uso residencial e misto.

Outro ponto importante, e de acordo com ele, fácil de resolver é a conservação e manutenção dos equipamentos na área central. “Poderiam ser resolvidos com uma pequena equipe de trabalho para reparos imediatos. Talvez seja a hora de se pensar na privatização do Centro, ou uma Prefeitura do Centro”, ressalta.

Ao lembrar que o Centro de Campos está cheio de oportunidades e tudo passa pelo Centro, as entidades apontam que um grande problema não só da área Central, mas de toda malha viária de Campos, é a mobilidade urbana. Na lista está o transporte público caótico da cidade, apontado também pela população, e urge por uma resposta imediata do poder público. “É preciso uma revisão nas calçadas, ciclovias, no transporte coletivo: ônibus, van, e quem sabe um transporte sobre trilhos”, sugere Edvar.

Segundo Edvar Junior, é muito significativo a retomada do projeto em um encontro de ideias e gerações. "No passado, meu pai, presidente da CDL, Edvar Chagas, ao lado das entidades irmãs, discutiu e aprovou com a prefeita Rosinha a revitalização. Agora é minha vez de dar sequência, na CDL e com as entidades, aos trabalhos que foram interrompidos. Wladimir, deverá dar continuidade ao que a sua mãe iniciou (como fiação subterrânea) e que renova esse diálogo que tantos frutos gera para o comércio e nossa economia”, reforça Edvar.


Melhoria passará por incentivo tributário

O prefeito Wladimir diz que o Retrofit não está só autorizado, mas em andamento, e as medidas serão discutidas com entidades, que representam o setor. “O projeto é uma solicitação da CDL e de outras instituições do setor produtivo e do comércio, em nossa interlocução direta que a gente vem mantendo desde o início da minha gestão. O projeto vai adequar e atualizar o uso de espaços da área central, ajustar o seu ordenamento, adaptando o Centro à necessidades atuais”, enfatiza o prefeito.

Mauro Silva, novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, pontua que entre as medidas do Retrofit para o Centro podem ser agregados incentivos do Município, como a isenção do IPTU por um período específico de anos (a definir), a isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento (a definir), redução de ISS, entre outras.

“O Retrofit é uma ideia apresentada por entidades do setor produtivo, como a CDL, na mesa de diálogo com o prefeito Wladimir Garotinho, e vai potencializar moradia, trabalho, e circulação de pessoas, modernizando marcos legais e técnicos para atração de investimentos públicos e privados”, complementa Mauro, que já esteve em entidades do setor produtivo, como Firjan, CDL e outras entidades, falando de ações estruturantes.
Sugestões por um Centro mais atrativo 

A questão do Centro Histórico de Campos, que não é de hoje, também esteve na pauta do novo presidente da Câmara Municipal, Marquinho Bacellar, com representantes de 10 entidades. A reunião aconteceu na segunda-feira (23). São muitos os problemas e sugestões apontadas para tornar o Centro da cidade mais atrativo.

O presidente da Carjopa (Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências), Expedito Coleto, já listou alguns dos problemas: sujeira, excesso de fios inativos nos postes, poluição visual, falta de tampas nas caixas de passagem subterrânea de fios, acúmulo de água nas galerias subterrâneas (tubulação) preparadas para receber a fiação, proliferação de ratos e insetos.

— Uma programação cultural e eventos nos finais de tarde, com uma ampla divulgação, melhor iluminação, melhora no transporte público e segurança, são alguns dos fatores que atrairão o público para vir o Centro de Campos — sugere, também, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Fernando Loureiro.

No primeiro governo Rosinha Garotinho, entre 2008 e 2012, foi realizado um trabalho de revitalização. Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 65,4 milhões. Parte da obra foi executada, mas a tão esperada conclusão das galerias subterrâneas para receber os fios que enfeiam o Centro não foi concluída. A Enel já informou que não há discussões a respeito dessa obra, em Campos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS