A Praça dos Trovadores ou mais conhecida como a Praça do Flamboyant, em Campos, está ganhando uma nova personalidade. Inaugurada no início dos anos 2000, ainda no governo Arnaldo Vianna, seguindo um padrão rústico na época, agora, no governo Wladimir Garotinho, será reinaugurada dentro de um novo conceito: com parquinhos de metal, grama sintética, área para jogos de mesa e uma academia ao ar livre.
O próprio prefeito tem acompanhado de perto a reestruturação. Já na expectativa, os frequentadores se mostram animados. Muitos vêm de outros bairros, elogiam, e esperam algo parecido mais perto de casa. Na tarde de sexta-feira (30), vários trabalhadores estavam na praça concluindo as instalações. A prefeitura não informou se terá uma solenidade de inauguração, ou mesmo a data, no entanto, na praça o comentário era que o espaço seria liberado neste fim de semana.
“A Prefeitura de Campos tem trabalhado na recuperação das praças do município com recursos próprios e por meio do Programa Amigos da Cidade, como está acontecendo na Praça do Flamboyant. Desde o ano passado, foram recuperados o Jardim São Benedito, Pracinha da Cultura e do Sossego, entre outros espaços que estavam abandonados desde o governo passado”, disse em nota o governo municipal.
Ainda, na tarde de sexta-feira, os pais da pequena Estela, se mostraram animados com a reformulação da Praça do Flamboyant. “Frequentamos a praça do Flamboyant há tempo. Só que saímos do IPS para trazer nossa filha. A praça estava precisando de manutenção, mas é um bom local para ela brincar, com bastante área verde. Eu espero que essa revitalização chegue lá no IPS também”, disse o professor Munir de Sá, pai da Stella.
Segundo Munir e a mulher Renata Cordeiro, a mudança na praça está aprovada. “É isso que precisamos: ocupar os espaços públicos. Fazer com que a população possa utilizar”, ressaltou Munir, no que foi seguido por Renata que completou: “Lembrar que não é só questão de lazer, é questão de Educação e de Saúde. Temos árvores e espaço aberto tão necessários depois de dois anos com a população com medo da pandemia. Não é só um parquinho, passa por outros benefícios”.
Jardim São Benedito: um ano da reforma
Sobre outras praças que já receberam a atenção necessária do governo municipal, dentro do Programa Amigos da Praça, no primeiro semestre deste ano foi entregue a reforma da Praça do Sossego, localizada na rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Rua Formosa).
A Praça do Sossego é situada em local estratégico em uma das principais avenidas da cidade, dando acesso a outra de igual importância, a Avenida Pelinca.
No próximo dia 24, a reabertura do Jardim São Benedito vai completar um ano. O espaço também foi totalmente revitalizado, desde a jardinagem, recuperação dos equipamentos de ginástica, quadras de esportes, banheiros, quiosques e lagos até iluminação especial.
Na ocasião, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e artísticas, marcou a reabertura do Jardim São Benedito. O jardim estava fechado em função da pandemia da Covid-19 e ficou totalmente abandonado.