Público diversificado lota estandes das 46 empresas na Feira de Oportunidades
Dora Paula Paes 05/10/2022 18:45 - Atualizado em 05/10/2022 20:22

Um público diversificado, com pessoas entre 10 e 60 anos, e cheio de expectativas foi encontrado pelos corredores e estandes da 5ª Feira de Oportunidades, na tarde desta quarta-feira (5), no último dia do evento, que aconteceu no Colégio Salesiano, em Campos. No entanto, o maior número era mesmo de jovens que estão buscando qualificação, informação e uma oportunidade de estágio.
A feira promovida pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), com 46 empresas e 10 apoiadores de vários segmentos, segundo o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, cumpre seu papel de fomentar e promover regionalmente o encontro entre as empresas, os estudantes e profissionais para que possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o mercado trabalho.
Foram dois dias de feira, que teve início na tarde de terça-feira (5), com expectativa de bater o público de 2019, quando quase 20 mil pessoas circularam pelo evento. A Prefeitura de Campos, Águas do Paraíba, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jornal Mania de Saúde e o Grupo Folha de Comunicação foram os apoiadores do evento.

Grandes empresas do setor de saúde, tecnologia, meio ambiente, saneamento, do mercado financeiro estavam presentes. Muitas também do setor de Recursos Humanos e outras que fazem parte do complexo portuário do Porto do Açu, entre nacionais e multinacionais. Universidades públicas e privadas também estavam lá mostrando novidades e novos cursos.

“Conseguimos ver o brilho nos olhos dos nossos estudantes de Campos e região que vieram visitar o espaço. Conversamos com empresários, nossos expositores e as instituições formadoras. Todos se mostram muito entusiasmados. Considero essa Feira uma agenda positiva, por oportunizar e dá esperança a todos que estão procurando se aprimorar”, disse o reitor do IFF, Jefferson Manhães, que define o evento como um grande sucesso.

Estudante do Senai, do curso de Técnico em Mecânica, Breno Pessanha Maia, deu sua opinião sobre a Feira: “Achei muito boa, estou muitas coisas importantes, como vários cursos. No meu caso vim procurar novos cursos e conhecer o mercado de trabalho para os jovens, o que os empregadores esperam de nós. Posso dizer que já distribui vários currículos on-line, todos nós queremos uma oportunidade de trabalho”.

Pegando informação também estava o estudante do curso de Engenharia de Comunicação do IFF, Israel David Caetano, disse que estava na feira para deixar currículos também, mas seu principal foco era por informações juntos às universidades.

Na solenidade - No primeiro dia, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, participou da solenidade de abertura, quando destacou que a Feira de Oportunidade, que ficou dois anos sem ser realizada, no período da pandemia da Covid-19, acontece no momento de um boom de investimentos que estão acontecendo em Campos e na região. “E a gente sai na frente com uma Feira de Oportunidades, voltada para quem já tem qualificação e para pessoas que estão começando nas suas carreiras, nessas 46 empresas nacionais e multinacionais que estão participando. Eu fico feliz da Prefeitura está contribuindo com a disponibilização da estrutura. Desde o primeiro momento que a Prefeitura foi convida nos colocamos a disposição”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS