Feira de Oportunidades aberta para quem busca espaço no mercado de trabalho
Dora Paula Paes 04/10/2022 18:31 - Atualizado em 04/10/2022 19:24
Muita expectativa durante a abertura da 5ª Feira de Oportunidades, no início da tarde desta terça-feira (4), no Colégio Salesiano, em Campos. Marcam presença até amanhã 46 empresas e 10 instituições, além empreendimentos apoiadoras. Os estudantes eram os mais ansiosos, porém, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, e o prefeito Wladimir Garotinho também estavam bastante animados com a realização do evento. A feira, classificada como regional, abre portas e é vitrine para empresas nacionais e multinacionais em operação na região. Nos dois dias são esperadas mais de 20 mil pessoas.
Durante a Feira, que se estende até esta quarta-feira (5), das 14h às 20h, as empresas da região apresentam sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações realizadas estão palestras técnicas e estandes para exposição, além de apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas, disponíveis à programação.
“Esse é um momento do encontro das empresas que precisam e desejam profissionais qualificados, das instituições educadoras que preparam e qualificam profissionais e, também, dos estudantes, formandos e egressos. E esse evento recria essa sinergia. Esperamos estudantes de Campos e também de outros municípios. Essa Feira esse ano cresceu e ganhou status de feira regional, com instituições de muito prestígio”, destaca o reitor do IFF.
Na última feira, em 2019, o público presente chegou a 20 mil pessoas. Segundo Jefferson, a expectativa é que esse número aumente considerável nesta edição, devido ao intervalo de dois anos sem a realização da feira, em decorrência da pandemia da Covid-19.
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, destacou a importância da Feira de Oportunidades. De acordo com ele, ela vem ao encontro do movimento de desenvolvimento do município e da região.
- Nós temos um boom de investimentos acontecendo em Campos e na região. E a gente sai na frente com uma Feira de Oportunidades, voltada para quem já tem qualificação e para pessoas que estão começando nas suas carreiras, nessas 46 empresas nacionais e multinacionais que estão participando. Eu fico feliz da Prefeitura está contribuindo com a disponibilização da estrutura. Desde o primeiro momento que a Prefeitura foi convida nos colocamos a disposição. Que os estudantes venham participar - disse Wladimir.
A estudante Bárbara Aragão de Itaboraí, que cursa psicologia no campus da UFF-Campos, no 9º período, estava na abertura da Feira somente esperando o descerramento da fita vermelha para poder caminhar pelos estandes. “Eu vim apresentar meu projeto de extensão. O que eu espero, não só que encontre uma oportunidade para mim, mas que essa Feira abra portas para quem está precisando de estágio, e esse estágio possa se reverter em emprego. O país vive um momento difícil para encontrar emprego, principalmente o estudante”, explicou seu objetivo.
A Prefeitura de Campos, Águas do Paraíba, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jornal Mania de Saúde e o Grupo Folha de Comunicação são apoiadores do evento, promovido pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc).

 Caminho para alcançar mercado de trabalho

Entre as dezenas de empresas na Feira, está a Ecoplan Soluções. No evento, dentro da sua programação, está a realização de um bate-papo a respeito da importância dos cuidados com o lixo para o futuro do planeta. E, para ilustrar de maneira dinâmica e divertida, a empresa preparou um quiz com informações e curiosidades sobre meio ambiente e sobre resíduos.

A Ecoplan também levou ao evento um ponto para descarte de óleo de cozinha usado. O coletor estará à disposição dos participantes, que poderão armazenar o óleo usado em garrafas pet e realizar o devido descarte no dia da feira. A empresa dará a destinação correta do material por meio da reciclagem.
Os estudantes também devem estar com seus currículos on-line prontos. A Porto do Açu está presente com sua rede de oportunidade, dentro da “Rede de Empregabilidade”, canal criado para quem busca emprego ou estágio. O acesso é através do site (www.vagas.com/rede-de-empregabilidade). Com sede em Macaé, a Evolk RH (www.evolk.com.br) foi outra empresa bastante procurada. A empresa tem cadastro diário de vagas para estágios na região e outros estados.

As universidades que estão participando apresentam seus cursos que atendem ao mercado.
Apoiadores falam da importância do evento
Aberta pelo prefeito, pelos reitores do IFF, Jefferson Manhães, e, da Uenf, Raul Palácio, representantes do segmento da indústria e comércio, Edvar de Freitas Chagas Júnior, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo de Castro Abreu participaram como apoiadores. 
O presidente da CDL, Edvar Freitas, chegou a destacar: "Essa feira reúne também as maiores empresas de Campos e Macaé gerando centenas de oportunidades de estágios e empregos, principalmente se focarmos nas expectativas do Porto do Açu, cujas empresas também se fazem presentes."
Para o vice-presidente da Acic, Leonardo de Castro a Feira é um momento único para esta troca de conhecimento e oportunidades. "A Associação Comercial e Industrial de Campos ACIC, mais uma vez apoiando e incentivando o desenvolvimento econômico do municípi", destaca Leonardo Castro que estava acompanhado dos diretores Maurício Cabral e Gerson Gomes.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS