Cria da Academia de Xadrez de Campos (AXC), Da Matta fez seu nome em vários torneios pelo Brasil, conquistando pódios, medalhas e troféus — enfrentando sempre grandes nomes do esporte, como o grande mestre Darcy Lima e o mestre internacional Eduardo Limp.
Nas palavras do recém-titulado Mestre Nacional: "Primeiramente, gostaria de dizer que me sinto honrado e orgulhoso em ser o primeiro campista a conquistar um título oficial de xadrez".
Eduardo Da Matta também comentou à Folha da Manhã:
— Espero que sirva de mensagem para todos meus conterrâneos amantes desse jogo, que sim, mesmo sem o mínimo de apoio financeiro por parte de qualquer órgão publico, é possível alcançar patamares um pouco mais relevantes nesse esporte. Foi necessário muito treinamento individual, principalmente com livros e através de cursos feitos pelos maiores jogadores do Brasil. Esses sim, verdadeiros guerreiros por dedicarem suas vidas inteiras ao xadrez.
Ele ainda agradeceu à sua família e aos amigos da AXC “pela torcida de sempre enquanto estava fora da cidade, disputando os torneios oficiais da Federação Internacional de Xadrez (Fide)”.