Contabilistas buscam informações sobre novo sistema de emissão de nota fiscal
Dora Paula Paes 05/01/2023 21:14 - Atualizado em 05/01/2023 21:26
Secretaria de Fazenda de Campos
Secretaria de Fazenda de Campos / Divulgação
Dificuldades com a nova versão do GissOnline levaram representantes do Sindicato dos Contabilistas de Campos (Sincca) a ter uma reunião na Prefeitura com os responsáveis pelo sistema, que entrou em funcionamento no dia 1º de janeiro. O novo sistema, da secretaria municipal de Fazenda, trata da emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e), escrituração, apuração e geração da guia de recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS).
Logo no primeiro momento após a implantação, a sede da Fazenda foi tomada por contabilistas ávidos por mais informações e com uma série de relatos sobre dificuldades encontradas na hora de utilizar o novo sistema, na segunda-feira (2). Alguns profissionais chegaram a listar as dificuldades pontuais que, segundo eles, poderiam resultar até em problemas financeiros.
Após a reunião, os contabilistas saíram com algumas orientações, que foram divulgadas aos profissionais pelo sindicato, nesta quinta-feira (5). “Na oportunidade (representantes do governo e responsáveis pelo sistema) esclareceram algumas dúvidas e se colocaram à disposição para nos ajudar nesta migração”, diz trecho de nota do sindicato. Em outro ponto, ainda foi sugerido um curso na segunda quinzena de janeiro, agora que todos já conhecem o sistema, para tirar todas as dúvidas.
Ao ser questionada sobre as demandas, a secretaria municipal de Fazenda informou que está com uma equipe de seis funcionários para sanar quaisquer dúvidas dos contribuintes. “Todos os contabilistas e contribuintes PJ que vão até a sede da secretaria estão conseguindo resolver os seus problemas. A pasta esclarece ainda que foram disponibilizados e-mails para atendimento via internet, entre eles o [email protected].
Algumas dúvidas foram citadas como: o não funcionamento da opção cancelar nota, o sistema novo está puxando a alíquota como se a empresa não fosse do simples nacional, com alíquota fixa no campo de preenchimento, dados que não estão batendo com os da secretaria. Em resposta: “Quanto ao cancelamento das NF, agora, o sistema cancela por meio de substituição, com a mesma finalidade de cancelamento. Além disso, quando o sistema emite a NF com alíquota incorreta é porque o contribuinte foi desenquadrado do Simples Nacional. Para que o problema seja resolvido, basta solicitar re-enquadramento por e-mail, para que a NF seja emitida com a alíquota correta”, explica a nota.
A Fazenda afirma estar à disposição para resolução das inconsistências do sistema. “Ainda estão sendo feitas pequenas adaptações e, no máximo em 15 dias, o sistema estará todo ajustado. Atualmente, já está em operação com todas as funcionalidades e sendo resolvidas todas as questões pontuais”, informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS