Marcelo Sampaio será o enredo da Onça no Samba em 2024
Matheus Berriel 06/12/2023 14:11 - Atualizado em 06/12/2023 14:11
Anúncio de Marcelo Sampaio como enredo
Anúncio de Marcelo Sampaio como enredo / Foto: Matheus Berriel
Homenageado em 2000 pela Mocidade Louca, o professor e pesquisador Marcelo Sampaio voltará a ser enredo de uma escola de samba de Campos quase duas décadas e meia depois. Desta vez, a homenagem será feita pela Onça no Samba, cujo tema para o desfile em 2024 foi apresentado no último domingo (3), em evento na sede do Centro Cultural Marcelo Sampaio.
O anúncio de domingo funcionou como formalidade para oficializar o convite. Afinal, uma ala do desfile da Onça no Samba este ano contou com Marcelo Sampaio e vários amigos, funcionando como uma prévia para o próximo enredo, intitulado “Polêmico, sim; mas por que não? Marcelo Sampaio, vida e obra de um irrequieto sambista das letras e das artes”.
— Já estamos fazendo um trabalho bem bacana há algum tempo, inclusive por exigência de Marcelo, que pediu um trabalho feito com antecedência. Como também sou o carnavalesco da Flor de Liz, em São Paulo, estou trabalhando desde agora — destaca o carnavalesco Sidinho Ramos. — Sendo o Marcelo irrequieto e polêmico como é, eu o escolhi como enredo e defini um título de enredo que consegue sintetizá-lo em todas as suas vertentes — complementa.
Como destacado por Sidinho, de fato a preparação da Onça no Samba para o próximo Carnaval tem algumas etapas adiantadas. O samba-enredo, por exemplo, foi finalizado pelo compositor Toninho Shita. Já na parte visual, algumas fantasias estão sendo confeccionadas.
— Vai ser uma honra sustentar na avenida a nossa bandeira tendo como enredo o Marcelo Sampaio — diz a madrinha de honra da Onça, Lucimere Estevão — Já estamos reunindo grupos, amigos, pessoas que amam o samba e estão ao nosso lado. Vai ser um desfile belíssimo. Vamos com tudo para a avenida, com amor e respeito a tudo e a todos. Essa união é um dos nossos pilares — enfatiza.
Prestes a completar 60 anos (em julho de 2024), Marcelo Sampaio se destaca pela sua pluralidade. Além de lecionar história e geografia pela rede estadual de ensino, estando aposentado na rede municipal, ele também circula no meio da imprensa. Foi apresentador de TV, é colunista e, atualmente, mantém no Facebook um programa de entrevistas, quase sempre recebendo personalidades ligadas à cultura. Enquanto pesquisador, montou o Centro Cultural Marcelo Sampaio, que possui vasto acervo, especialmente no que se refere à música popular brasileira. No Carnaval, foi jurado e/ou coordenador de júris de dentro e fora da planície goitacá, além de tradicionalmente cobrir os desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial do Rio de Janeiro, credenciado pela Folha da Manhã e pelo seu site Carnaval de Campos.
Fã de Chico Buarque, torcedor do Fluminense, membro da Academia Pedralva Letras e Artes e ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcelo também tem como característica a intensidade. Não poupa elogios a quem admira, mas igualmente enfatiza as críticas a quem não gosta. Ao fazer uma autocrítica, diz que evoluiu nas últimas décadas.
— Exatos 24 anos depois da homenagem que recebi na Mocidade Louca, posso dizer que estou mais amadurecido, mais consciente sobre o real papel de um enredo numa escola de samba. Quem é enredo não pode ser um administrador como eu quis ser em 2000. Consegui ser, mas também cometi falhas, porque tentei fazer mais do que um homenageado deveria fazer — diz ele.
Algo que não mudou nesses 24 anos foi a vaidade de Marcelo. Tanto assim que ele mesmo faz questão de evidenciá-la em entrevistas.
— Sidinho Ramos é um amigo de uma vida inteira. O considero o melhor carnavalesco de todos os tempos em Campos. E o samba-enredo é feito por outro grande amigo de uma vida inteira. Considero Toninho Shita o melhor compositor de todos os tempos do Carnaval de Campos. Para eu não deixar de ser vaidoso, se vou estar com o melhor carnavalesco e o melhor compositor, quem sabe eu possa sonhar em ser o melhor enredo do Carnaval de Campos em 2024? — provoca.
Mobilização — Vários segmentos da Onça no Samba prestigiaram a oficialização de Marcelo Sampaio como enredo. Eleita Miss Beleza Negra de Campos em dezembro do ano passado, Paola Honorato foi anunciada como nova rainha de bateria da escola. Também estiveram presentes o presidente, Bruno Gomes; a rainha da agremiação como um todo, Loize Roque; e a musa, Rosangela da Hora, entre outros componentes. A visita da Onça ao Centro Cultural Marcelo Sampaio marcou ainda a celebração pelo Dia Nacional do Samba, ocorrido na véspera (2).
Uma novidade da Onça no Samba para o próximo desfile será a estreia do passista Dudu Guedes como mestre-sala. Também está confirmada a participação da ex-Miss Campos Arlinda Miranda como musa. A previsão é de que o Carnaval campista do próximo ano aconteça no início de março, 15 dias após o desfile das campeãs do Rio de Janeiro.
Marcelo Sampaio
Marcelo Sampaio / Foto: Matheus Berriel
Sidinho Ramos
Sidinho Ramos / Foto: Matheus Berriel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS