Ronaldo Junior lança livros que revisitam momentos marcantes da história do Brasil
Matheus Berriel - Atualizado em 01/02/2023 10:19
Livros integram a coleção 'História poética'
Livros integram a coleção 'História poética' / Foto: Divulgação
O poeta e escritor Ronaldo Junior lançou nessa terça-feira (31) a coleção “História poética”, que tem como proposta revisitar, poética e criticamente, momentos da história brasileira. Fazem parte do projeto os livros “Ideário poético da Independência” e “Prosas descolonizadas”, ambos lançados como e-books e audiobooks, disponíveis no site ronaldojuniorescritor.com/obras.
— São trabalhos desenvolvidos há cerca de quatro anos por mim, que voltei meus olhos para as questões do Brasil, sobretudo motivado pela proximidade do bicentenário da Independência. As publicações serão feitas apenas neste ano com o intuito de pensar o pós-bicentenário, disponibilizando material literário gratuito sobre a história do Brasil — afirma Ronaldo Junior, que assina o blog “Extravio”, hospedado no portal Folha1.
“Ideário poético da Independência” recebeu em 2018 o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária ofertado pela então secretaria especial da Cultura do Governo Federal, sendo classificado com nota máxima pelos jurados. A obra é composta por 33 poemas, divididos em três partes: 1) “Resquícios”, abordando questões relativas ao processo de independência, como a escravidão, o Poder Moderador e as histórias e pinturas por trás do famoso grito do Ipiranga; 2) “Reverberações”, repensam a formação da identidade nacional com os olhos voltados para os dias atuais, trazendo temas como fake news, o incêndio que assolou o Museu Histórico Nacional em 2018 e até o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff; e 3) o apêndice “Constituição Poética da Independência Nacional”, composto por poemas escritos como artigos de uma lei, tendo por base os 17 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e suas referências presentes na Constituição Brasileira de 1824, outorgada por Dom Pedro I. A obra conta com prefácio do professor e escritor Carlos Augusto Souto de Alencar.
O segundo livro, “Prosas descolonizadas”, é fruto de um projeto cultural aprovado no Edital Retomada Cultural RJ 2, promovido pela secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, sendo composto por 10 textos que oscilam entre o ensaio e a prosa poética. Na mesma linha do primeiro livro, os textos passam por temas que vão desde a invasão portuguesa até o modernismo de 1922, além de fatos recentes da história brasileira e temáticas fundantes do país. O prefácio é assinado pelo professor e escritor Adriano Moura, com posfácio do historiador e professor Rodrigo Rosselini.
— Os autores convidados para escrever sobre as obras (Carlos, Adriano e Rodrigo) foram escolhidos por terem um importante papel na minha formação crítica, motivo pelo qual eles fazem parte direta e indiretamente dos livros — explica Ronaldo Junior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS