Torcendo pela construção da Ciclofaixa na Formosa
Marcos Almeida 10/07/2022 19:59 - Atualizado em 10/07/2022 19:59
 
Torcendo muito para que o poder público, em nome do prefeito, ao qual perece ser o responsável pelo voto Minerva em construir ou não uma Ciclovia na Formosa, ou seria ciclofaixa, como a que foi feita na rua Ouvidor. Bem, o que de fato mesmo importa é que os ciclistas sejam agraciados e que por tabela todos irão se beneficiar, sob o ponto de vista de menos poluição, transito e mais saúde para todos.
Abaixo, breve definição entre ciclovia e ciclofaixa 

É bastante comum as ciclovias e ciclofaixas serem consideradas, equivocadamente, como um único sistema. Alguns municípios, inclusive, chegam a tratar esses dois modelos de forma homogênea, causando ainda mais confusão para o usuário. Mas há especificidades, principalmente quanto à segurança, que impactam na forma de pedalar.

Ciclovias são espaços segregados para o fluxo de bicicletas. Utilizam uma separação física, como grades, blocos de concreto ou balizadores, que isolam – e protegem! – os ciclistas dos veículos, vide a ciclovia da Avenida 28 de Março, que em geral, são utilizadas em locais de tráfego intenso, como avenidas e vias expressas, ou nas orlas das praias.

Já a ciclofaixa é aquela que tem faixas pintadas, geralmente na cor vermelha, na pista de rolamento, vide a Rua Ouvidor, e diferencia-se das ciclovias por não utilizar nenhuma separação física. Eventualmente pode incluir sinalizações do tipo “olho de gato” ou tachões, como os que separam as faixas de ônibus. Na torcida pelo melhor para a população. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]