Christiano Barbosa
09/12/2022 11:10 - Atualizado em 09/12/2022 12:30
Franck Fife/AFP
Um levantamento feito pelo O Globo (confira aqui), mostra que 94% dos jogadores das seleções classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo jogam em clubes europeus, aonde está a elite do futebol mundial de clubes.
O percentual seria ainda maior, não fosse a bem-vinda zebra da classificação de Marrocos em cima da Espanha nas oitavas de final. Dos 11 jogadores que atuam foram da Europa das seleções das quartas de final, 6 são do Marrocos, sendo 3 atuando em clubes marroquinos e 3 em outros clubes africanos.
Dos outros 5 que não atuam na Europa, 4 estão na seleção brasileira: Daniel Alves, Weverton, Everton Ribeiro e Pedro. Todos são reservas, sendo o lateral direito, que joga no Pumas do México, o mais utilizado. Brilhou por vários anos na Europa e está em fim de carreira.
Os outros três da seleção brasileira jogam nos clubes mais ricos do Brasil, Palmeiras e Flamengo, e foram os últimos jogadores a serem utilizados na Copa entre os 26 convocados, tendo status de "reserva do reserva". Condição que até pode ser revertida com grandes atuações nas raras oportunidades e/ou com lesões dos concorrentes às vagas de titulares, como foi no caso da lesão e corte de Gabriel Jesus.
A Argentina tem o outro jogador fora da Europa, o goleiro Franco Armani, do River Plate, goleiro reserva da seleção portenha. No caso da América do Sul, o êxodo de jogadores de maior qualidade e de revelações para o futebol europeu é antigo e crescente, tendo a ver com a situação econômica dos países, quase sempre com câmbio bem desfavorável.
Por melhor estruturado e com poderio financeiro que estejam em seus países, casos de Flamengo, Palmeiras e River Plate, os clubes não tem condições de competir com os europeus. Já na elite do futebol, os clubes com mais jogadores nas quartas de final são ingleses e de Manchester.
Manchester City e Manchester United têm 11 jogadores nas quartas de final. Entre eles estão nomes de titulares de peso em suas seleções como Foden (Inglaterra) e Bernardo Silva (Portugal) no City; e Casemiro (Brasil), Rashford (Inglaterra), Bruno Fernandes (Portugal) e Varane (França) no United.
O PSG tem 8 jogadores nas quartas de final, entre eles algumas das principais estrelas da Copa: Messi (Argentina), Mbappé (França) e Neymar (Brasil). Real Madri, Bayern de Munique e Ajax tem 7 jogadores. No Madri, as novas estrelas brasileiras Vini Jr e Rodrygo, além do craque croata Modric, que esperamos ir para casa hoje.