Urnas eletrônicas chegam a Campos na quarta-feira
- Atualizado em 11/07/2022 18:07

Urna eletrônica
Urna eletrônica / Divulgação - TSE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que, na próxima quarta-feira (13), as cerca de 1.700 urnas eletrônicas de cinco municípios do Norte e Noroeste  Fluminense chegam ao polo de armazenamento em Campos. Além de Campos, as máquinas serão utilizadas em São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Italva.

Nas eleições gerais de 2022, o estado do Rio de Janeiro terá 29 polos de armazenamento das urnas dos 92 municípios. A 98ª Zona Eleitoral é a responsável por administrar o polo de Campos.

"Uma vez recebidas no polo, cada uma das urnas passará por limpeza e terá o funcionamento de seus componentes, como bobinas de papel, conferidos", explica o chefe da 98ª Zona Eleitoral, Marcelo Bessa. Os dados de candidatas e candidatos, bem como das eleitoras e eleitores, serão inseridos nas urnas, em cerimônia pública a ser marcada pelas zonas eleitorais, em meados de setembro. A realização da inseminação e lacração das máquinas consiste na etapa final de preparação das urnas antes do primeiro turno das eleições deste ano, que acontece em 2 de outubro.

Segurança

O transporte das urnas é realizado pela equipe da Polícia Judicial (Poljud) do TRE-RJ, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar. As urnas eletrônicas que serão utilizadas em todo o estado são transportadas da Central de Armazenamento de Urnas Eletrônicas, no Centro do Rio, para os 29 polos de carga a cada eleição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]