Campanha "Pés Descalços" arrecada doação na Páscoa
05/04/2022 17:24 - Atualizado em 05/04/2022 17:32
Estamos nos aproximando da Semana Santa, marcada pela celebração da Páscoa. Uma mistura de tradição religiosa e “comercial” invade os lares de muitas famílias, porém ocasião é também uma oportunidade para que todos nós possamos seguir o verdadeiro ensinamento deixado por Jesus Cristo: o de servir ao próximo.
É neste sentido que aproveito este espaço aqui para que todos nós possamos fazer uma reflexão sobre de que forma temos seguido o Exemplo maior dado por Cristo.
Muitas vezes, ficamos restritos ao pensamento de que fazer pelo outro está relacionado a bens materiais, quando na verdade é a forma que empregamos na boa ação que fará a diferença na vida outra pessoa. Basta muitas vezes um abraço, uma palavra de incentivo, um reconhecimento, um olhar diferenciado, um gesto...
Antes da sua morte e ressurreição, lembrados na Semana Santa, Jesus lavou os pés dos discípulos para lhes ensinar a servir uns aos outros. Ali, em um gesto simples de humildade e amor ao seu semelhante, deu um dos tantos exemplos que devemos seguir.
Não costumo usar este espaço aqui no Blog para falar sobre ações específicas do Centro Escola Riachuelo, do qual sou diretor geral, mas desta vez abrirei uma exceção para destacar uma campanha que vale ser compartilhada com vocês, até mesmo porque a colocamos também à disposição daquelas pessoas que não são do nosso colégio.
Estou falando da campanha solidária "Pés Descalços", que está de volta. Realizada pela primeira vez em 2018, a campanha é uma das principais ações do Riachuelo+Social, arrecadando todos os tipos de calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa ganha um significado ainda mais importante diante dos tempos difíceis vividos e pela superação que 2022 representa. Infelizmente nos últimos dois anos, por conta da pandemia, não pudemos realizar a 'Pés Descalços', mas contamos com a colaboração de todos para que a nossa campanha consiga alcançar o máximo de pessoas possíveis.
Esta ação do Riachuelo tem um peso ainda mais especial, porque ela foi idealizada por um uma pessoa que, infelizmente, vivenciou a experiência de não ter o que calçar direito quando criança e transformou esta dificuldade no desejo de, no futuro, poder ajudar outras pessoas, que possivelmente vivem em situação semelhante.
Estou falando do meu irmão do coração Fernando Gonçalves, que durante muitos anos acompanha o meu trabalho, antes mesmo do Riachuelo, e sempre foi um grande incentivador para que pudéssemos ter uma escola que aliasse a educação à afetividade.
Quando esteve como gerente de Marketing da
nossa escola, Fernando sugeriu, a partir da experiência vivida por ele de só ter um tênis velho para ir à escola, sair e jogar basquete, da gente fazer a “Pés Descalços”. Ele comentou que na cidade dele não tinha ninguém que fizesse este tipo de campanha e percebemos que em Campos também não tínhamos nada semelhante.
Resolvemos fazer a ação envolvendo todos os nossos alunos, familiares, colaboradores e o resultado foi maravilhoso. Logo no primeiro ano de campanha foram arrecadados mais de mil calçados.
Encontramos adultos e crianças não só com tênis furado, arrebentado... boa parte deles tinha os pés descalços.
Com essa campanha, conseguimos levar não só um par de calçado a estas pessoas, mas também dignidade, esperança, inspiração e exemplo de que as pessoas devem lutar pelos seus sonhos mesmo diante das dificuldades, como aconteceu com o Fernando, hoje o nosso padrinho da campanha, e que está cursando Medicina.
Com esta postagem, quero pedir que você envolva sua família, seus filhos, vizinhos, sua rus nesta causa. Doe um calçado, não importa o tamanho e espalhe o amor pela nossa cidade.
Para doar é fácil: leve sua doação até uma das unidades do Centro Escola Riachuelo. Tanto a Matriz, quanto as filiais da João Maria, Gilberto Cardoso, Jardim Carioca e Goitacazes serão os postos de arrecadações até o dia 30/04.
Entre nesta corrente do bem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.