Dança das cadeiras do 1º escalão
Aldir Sales 11/04/2020 21:46 - Atualizado em 08/05/2020 18:34
Além das mudanças partidárias na Câmara de Vereadores, o fim do prazo para filiações e descompatibilização de cargos públicos também mexeu na composição do alto escalão do governo do prefeito Rafael Diniz (Cidadania). Pelo menos 12 nomes importantes foram exonerados, a pedido, até a data limite de 4 de abril, abrindo a temporada de apostas e especulações nas conversas sobre política pela cidade. Pelo menos dois destes nomes não se filiaram a partidos que compõe a base de apoio a Rafael, mas a maioria confirmou que caminhará com o prefeito na eleição deste ano.
De todos os 12 nomes exonerados, pelo menos um confirmou que não será candidato em outubro. O médico Dante Pinto Lucas deixou a coordenação do Hospital Geral de Guarus (HGG), mas afirmou que assumirá outra função no governo.
Dos demais integrantes do alto escalão do governo, dois estão com partidos que não formam, no momento, a base de apoio do prefeito. Ex-superintendente de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim se filiou ao PTC, que está fechado com a candidatura que terá apoio do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD). Apesar disso, Hélio diz que não conseguiu fechar com outros partidos antes do prazo estabelecido pela legislação, mas que seguirá apoiando Rafael Diniz.
— Tenho uma ótima relação com Rodrigo e tive total autorização para, mesmo no PTC, continuar apoiando a candidatura de Rafael Diniz — explicou.
Candidato a prefeito em 2016, o ex-vereador Rogério Matoso ocupava superintendência de Trabalho e Renda do governo municipal, mas também pediu exoneração para tentar retornar ao Legislativo. Matoso fechou com o DEM, que também faz parte da base de Bacellar, mas questionado sobre quem apoiaria para prefeito, preferiu não responder.
Saúde e Educação estão sempre nas prioridades da população para qualquer governo. E os secretários responsáveis pelas duas pastas, Abdu Neme e Brand Arenari, respectivamente, também deixaram os cargos para disputar uma cadeira na Câmara. O médico deixou o PL e ingressou nos quadros do Avante, enquanto Brand está filiado ao PSB, dois partidos que estão fechados com Rafael.
Assim com Abdu, o ex-secretário de Gestão Pública, André Oliveira, foi outro a entrar no Avante e é outro que estará ao lado do prefeito na campanha.
E no último dia da janela, no sábado (4), saiu um Diário Oficial extraordinário com as exonerações do secretário de Governo, Alexandre Bastos, e do seu sub, Fábio Bastos, além do chefe de gabinete do prefeito, César Tinoco, e do superintendente de Relações Governamentais, Jeovah Neto. Com a exceção de Alexandre, todos os outros já estavam filiados ao Cidadania de Rafael Diniz. O ex-secretário de Governo não quis comentar sobre o assunto. A equipe de reportagem não conseguiu contato com os demais, mas, nos bastidores do Legislativo, a especulação é de que os quatro foram chamados para compor a nominata do Cidadania de última hora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS