Campos confirma mais dois óbitos e soma 144 casos positivos de Covid-19
06/05/2020 19:21 - Atualizado em 08/05/2020 22:43
Eliabe Souza
A Prefeitura de Campos confirmou, na noite desta quarta-feira (6), mais duas mortes por coronavírus, chegando a sete óbitos em decorrência da doença no município. De acordo com o órgão, são duas mulheres, de 81 e 91 anos, com comorbidades, sendo uma portadora de doença cardiovascular e a outra pneumopatia e neuropatia. Além disso, Campos investiga outras cinco mortes com sintomas suspeitos de Covid-19. No boletim epidemiológico desta quarta, mais 12 casos positivos da doença também foram divulgados. Segundo dados da Vigilância em Saúde, o município já confirmou 144 casos de coronavírus e 430 ainda estão sendo investigados na cidade. Até o momento, 46 casos foram descartados.
De acordo com a Prefeitura, dos novos registros, nove mulheres e cinco homens, com idades entre 27 e 91 anos, nove possuem comorbidades, como diabetes, hepatite C, doença cardiovascular, obesidade, entre outras. Dos 144 casos confirmados de Covid-19 no município, são 82 mulheres e 62 homens, com idades entre um mês e 91 anos.
Investigados - Estão sob investigação 82 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 348 de síndrome gripal (SG), somando 430 casos suspeitos, além de cinco óbitos, sendo um registrado nesta quarta-feira. Trata-se de um homem de 57 anos com comorbidades.
Óbitos - A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
Já o terceiro óbito foi confirmado no dia 25 de abril. O município não deu mais detalhes sobre o caso, confirmou apenas que era uma idosa de 90 anos residente no município que estava em tratamento em hospital da rede particular.
Já no dia 30, a confirmação foi sobre a morte de uma mulher de 58 anos, que estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de uma unidade da rede particular. De acordo com a Prefeitura, ela era diabética, tinha doença cardiovascular e havia testado positivo há alguns dias, já estando entre os casos confirmados do Departamento da Vigilância em Saúde.
O quinto óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pelo município nessa segunda-feira (4). Trata-se de um idoso campista de 75 anos, com diabetes. Ele estava internado no Rio de Janeiro.
Tratamento - A Prefeitura de Campos mantém desde o mês de março o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. Até a última quinta (30) foram realizados 720 atendimentos no local. A unidade implantada pela Prefeitura recebe pacientes confirmados ou com suspeita da doença encaminhados por médicos do atendimento 192 - Centro de Informações da Covid. Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus- tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) - devem buscar orientação Central de Informações da Covid.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS