Ethmar Filho: Bop ou Bebop
Ethmar Filho 08/05/2020 20:40 - Atualizado em 13/05/2020 19:04
Enquanto trabalhava em Nova York, o famoso alto saxofonista norte-americano Charlie Parker, o criador do Bebop, conheceu o guitarrista Biddy Fleet. Seria um encontro proveitoso. Enquanto tocava com Fleet, Charlie, que estava entediado com convenções musicais populares, descobriu uma técnica própria que envolvia tocar os intervalos mais altos de um acorde para a melodia e fazer alterações para o “backup” deles.
Mais tarde naquele ano, Charlie ouviu a notícia da morte de seu pai e voltou para Kansas City, Missouri, para o funeral. Após o funeral, ele se juntou aos Rockets de Harlan Leonard e ficou no Missouri pelos próximos cinco meses. Charlie Parker então decidiu que era hora de voltar para Nova York, onde se juntaria à banda de Jay McShann. Foi com a banda de McShann, em 1940, que fez sua primeira gravação. Ficou com a banda por quatro anos, durante os quais ele teve várias oportunidades de se apresentar sozinho em suas gravações.
Foi também durante o tempo com McShann que Parker ganhou seu famoso apelido, "Bird", abreviação de "Yardbird". Segundo a história, Parker recebeu o apelido por um dos dois motivos possíveis: ou ele estava livre como um pássaro ou, acidentalmente, bateu em uma galinha, também conhecida como pássaro de quintal, enquanto dirigia em turnê com a banda.
Em 1942, os crescentes músicos de jazz Dizzy Gillespie e Thelonious Monk viram Charlie Parker se apresentar com a banda de McShann no Harlem e ficaram impressionados com seu estilo de tocar único. Mais tarde naquele ano, Parker se inscreveu para um show de oito meses com Earl Hines. Então, em 1944, Parker se juntou à banda Billy Eckstine. O ano de 1945 provou ser um marco para Charlie Parker. Nesta fase de sua carreira, acredita-se que ele tenha entrado em sua maturidade como músico. Pela primeira vez, ele se tornou o líder de seu próprio grupo enquanto tocava com Dizzy Gillespie. No final daquele ano, os dois músicos lançaram uma turnê de seis semanas em Hollywood. Juntos, eles conseguiram inventar um estilo inteiramente novo de jazz, conhecido como bop ou bebop.
Após a turnê conjunta, Parker permaneceu em Los Angeles, se apresentando até o verão de 1946. Após um período de hospitalização, ele retornou a Nova York em janeiro de 1947 e formou um quinteto lá. Com seu grupo, Parker tocou algumas de suas canções mais conhecidas e mais amadas, incluindo suas próprias composições, como "Cool Blues". Um gênio como Charlie Parker não merece que se esmiúce de seu envolvimento com as drogas que o levaram à morte alguns anos depois.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS